logo

16/9/2014 12:39

A tremenda saia-justa de Dunga e a reza contra convocação

Calendário da CBF não prevê paradas para amistosos e faz torcedor preferir ver seus jogadores fora da Seleção; com o campeonato pegando fogo, jogos como Cruzeiro x Corinthians e Atlético-MG x São Paulo devem ser desfalcados em outubro

A tremenda saia-justa de Dunga e a reza contra convocação
Foi-se o tempo em que torcedores e dirigentes vibravam por verem seus jogadores na Seleção Brasileira. Atualmente isso é motivo para preocupação: com jogos do Campeonato Brasileiro acontecendo durante as datas Fifa, a possibilidade de ter o time desfalcado assusta. E desta vez o problema deve assustar mais ainda: as brigas por título e por vagas na Copa Libertadores estão quentes e certamente serão afetadas pela convocação de Dunga. O técnico viverá um saia-justa ao convocar a Seleção Brasileira, nesta quarta-feira, para os jogos contra Argentina (11 de outubro) e Japão (14). É grande a possibilidade de o técnico ouvir reclamações de dirigentes, técnicos e torcedores se não fazer concessões.

A CBF ainda não divulgou sua programação, mas os jogadores terão que se apresentar após a rodada 26. Outra vez os times devem perder seus jogadores por duas rodadas do Campeonato Brasileiro e mais uma da Copa do Brasil/Copa Sul-Americana. Isso sem contar os jogadores estrangeiros que também terão de defender sua seleções. (veja tabela dos duelos que acontecerão provavelmente durante a preparação da Seleção Brasileira).




No mês passado, quando fez a convocação para amistosos contra Colômbia e Equador, Dunga optou por chamar no máximo dois jogadores de times brasileiros e já passou por uma saia-justa. Receitou paciência. Ao todo foram convocados sete atletas que atuam no País, sendo dois do Cruzeiro - Everton Ribeiro e Ricardo Goulart. Naquela oportunidade o Cruzeiro fez 4 pontos em dois jogos, empatando uma partida importante contra o Fluminense, outro time que briga na parte de cima da tabela. Agora corre risco de ficar desfalcado novamente, principalmente de Everton Ribeiro, que fez um ótimo segundo tempo contra o Equador e chamou atenção de Dunga. O risco preocupa e por isso já houve pressão do time mineiro para que o técnico repita o mesmo critério ou nem chame esses jogadores.

O grande problema é que atualmente a disputa pelo Campeonato Brasileiro está polarizada: apenas Cruzeiro e São Paulo têm tido regularidade para brigar pela ponta. Mas o time tricolor paulista não teve nenhum convocado no mês passado. Se a história se repetir, a chiadeira será grande. Os atletas do clube bem cotados para uma chance na Seleção são Souza, Kaká, Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato e Alan Kardec.

Recentemente, em entrevista à Rede Record, Dunga inclusive fez muitos elogios a Ganso: "ele pode ter uma chance, desde que tenha regularidade. Não pode ser por um jogo para convocar. Mas é um talento e, se jogar o que esperamos, todo mundo sabe". A regularidade de Ganso enfim apareceu na recente boa fase são-paulina.

Outro time que com certeza terá um desfalque é o Botafogo, pois Jefferson se confirmou como novo titular no gol brasileiro. Sendo assim, o time carioca perderá seu principal jogador para partidas complicadas - uma contra o Corinthians, candidato ao título; e outra contra o Palmeiras, rival direto na fuga contra o rebaixamento.

Everton Ribeiro jogou e treino bem, então tem grandes chances de ser convocado novamente
Foto: Ed Mulholland / Reuters

Gil, Elias (Corinthians), Robinho (Santos) e Diego Tardelli (Atlético-MG) foram os outros chamados por Dunga em agosto. Os três primeiros foram apenas reservas e coadjuvantes, mas Tardelli foi titular nos dois jogos. Deve ser chamado de novo e assim desfalcará o Atlético-MG contra adversários diretos na briga por uma vaga na Libertadores: São Paulo e Fluminense.

A Seleção Brasileira vai disputar dois amistosos. O primeiro deles é o Superclássico das Américas, contra a Argentina, que antigamente só tinha jogadores que atuavam no Brasil. Se ainda fosse nesse formato, é até difícil imaginar o tamanho do prejuízo que poderia ser causado aos times brasileiros. Começaria um novo Campeonato de duas rodadas, com times totalmente mexidos. O outro jogo será contra o Japão.

Dunga e Gallo poderão "chorar" juntos pelo mesmo problema. O técnico da Seleção Brasileira olímpica vai passar pela mesma saia-justa de Dunga. Ainda não estão confirmados amistosos para a equipe Sub-21, mas a CBF agendará jogos para as mesmas datas. E Gallo também tem jogadores de times brasileiros para convocar.

Uma saia-justa para dois

Só na convocação mais recente Gallo chamou nove atletas do Brasil. Claro que, pela juventude, nem todos são titulares das suas equipes, como é o volante Lucas Silva, do Cruzeiro. Mas Alison (Santos), José Wellison (Vitória), Alisson (Cruzeiro), Luan (Grêmio) e Ademilson (São Paulo) são opções importantes que seus técnicos perderão.

Ou seja, Gallo também será lembrado por dirigentes e torcedores. Na prática a culpa não é dele nem de Dunga, é do calendário organizado pela CBF, mas eles serão lembrados "com carinho" pela torcida.

2520 visitas - Fonte: Terra




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Dom - 18:30 - Arena Pantanal -
X
Cuiaba
Cruzeiro

Sudamericana

Qui - 21:30 - ueno Defensores del Chaco
0 X 2
Libertad Asuncion
Cruzeiro