logo

14/9/2014 14:17

Posse de bola x verticalidade, confira a análise tática de São Paulo x Cruzeiro

Confronto no Morumbi neste domingo tem ares de final antecipada

Posse de bola x verticalidade, confira a análise tática de São Paulo x Cruzeiro
No primeiro turno, as duas equipes ficaram no 1 a 1, em Uberlândia.

Conforme declaração do próprio Muricy Ramalho, técnico do São Paulo, o futebol do tricolor paulista "dá gosto de se ver". Há oito partidas sem perder, o São Paulo recebe no Morumbi, neste domingo, o Cruzeiro, atual campeão, líder desta edição do Brasileirão e também dono de um futebol vistoso e moderno comandado por Marcelo Oliveira. Além de um grande jogo, também temos a promessa de um "duelo tático".

O São Paulo vai a campo com, praticamente, o mesmo time que marcou quatro gols contra o Botafogo na última rodada. A única provável alteração é a volta de Álvaro Pereira na lateral-esquerda, no lugar do Michel Bastos, contudo, esta troca pouco mexe na maneira de jogar do tricolor.

O ponto forte do 4-4-2 clássico do Muricy Ramalho que prioriza a posse de bola e troca de passes é, sem dúvida, os quatro homens de frente. Não só por terem uma qualidade técnica acima de média, mas também por ajudarem na recomposição defensiva. Jogadores como Kaká e Ganso, ao retornarem para ajudar na marcação, na retomada da posse dão suporte e qualidade na saída deixando o volante Denílson mais próximo dos zagueiros e contando com o bom apoio de Souza.

Um ponto que o tricolor deve explorar é o lado esquerdo da defesa do Cruzeiro, já que o time celeste está sem dois jogadores para a posição em condições de jogo. E, no forte esquema defensivo da equipe comandada por Marcelo Oliveira, qualquer pequena brecha, tem que ser aproveitada.


O Cruzeiro, como manteve a mesma base forte do ano passado, tem no conjunto a principal força. Um bom exemplo da qualidade do elenco celeste é que o técnico Marcelo Oliveira tem uma dúvida em quem escalar para completar o meio campo. Mas não é por falta de opções, e sim, por excesso. Alisson, Dagoberto, Marquinhos e William brigam por uma vaga para jogar ao lado de Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart. Outra dúvida do treinador fica na lateral-esquerda. Egídio vem se recuperando de lesão, e já treinou nesta semana, contudo, ainda não está 100% e Ceará deve ser mantido improvisado na esquerda.

O lado direito do ataque do Cruzeiro é sempre uma preocupação para os adversários. Com o Ceará mais preso na marcação pela esquerda, Mayke terá liberdade para apoiar, coisa que faz com muita qualidade, deixando bem claro o estilo de jogo vertical da Raposa. Caso Álvaro Pereira seja confirmado no lugar de Michel Bastos, devemos ter um confronto interessante neste lado do campo, já que o uruguaio é um marcador muito mais tenaz que o brasileiro. Outro ponto interessante é a movimentação no ataque celeste. Goulart constamente troca de posição com Marcelo Moreno e entra em diagonal para confudir a defesa adversária e finalizar. Éverton Ribeiro circula com liberdade pelo meio e é o principal responsável pela armação, sendo o lider de assistências do Brasileirão.

Com a promessa de "final antecipada", temos todos os ingredientes de um grande jogo no Morumbi este domingo. O São Paulo precisa vencer para diminuir a vantagem do Cruzeiro e por fogo no campeonato, já para os mineiros, um empate já seria um ótimo resultado para se manter forte no caminho de renovar o título do Brasileirão.

1734 visitas - Fonte: Yahoo!




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Dom - 18:30 - Arena Pantanal -
X
Cuiaba
Cruzeiro

Sudamericana

Qui - 21:30 - ueno Defensores del Chaco
0 X 2
Libertad Asuncion
Cruzeiro