logo

10/9/2014 20:04

Cruzeiro faz alerta sobre possíveis atos racistas de torcedores infiltrados

Segundo o clube, mobilização nas redes sociais estão sendo feitas para que injúrias raciais sejam praticadas contra atletas do Bahia a fim de provocar punição ao líder

Cruzeiro faz alerta sobre possíveis atos racistas de torcedores infiltrados
Cruzeirenses levaram apoio a Tinga no desembarque após o episódio de racismo no Peru (Foto: João Godinho/AE)

O caso de injúrias raciais contra o goleiro Aranha por parte de alguns torcedores do Grêmio serviu de exemplo para clubes brasileiros se resguardarem. Nesta quarta-feira, o Cruzeiro se manifestou e mostrou preocupação com possíveis atos que seriam premeditados por torcedores adversários no jogo desta quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, contra o Bahia. O diretor de comunicação do clube, Guilherme Mendes, contou que o Cruzeiro identificou movimentações de torcedores adversários nas redes sociais. Eles estariam se organizando para ir ao jogo do Cruzeiro na torcida cruzeirense e cometer atos racistas para prejudicar o clube.

- Nós estamos preocupados e pedimos atenção aos torcedores porque, a partir de um monitoramento das redes sociais, verificamos alguns torcedores de equipes rivais se reunindo para ir ao jogo na torcida do Cruzeiro com o intuito de praticar atos preconceituosos e racistas contra os jogadores do Bahia. Pedimos que, se isso realmente acontecer, o torcedor do Cruzeiro ajude a identificar essas pessoas. Que, no momento que ocorra, chamem um segurança e mostrem quem está cometendo esse tipo de ato. Assim, o segurança pode identificar e retirar a pessoa dali, encaminhando à polícia.

O diretor de comunicação lembrou o caso do Grêmio, assim como a punição recebida pelo clube gaúcho, que acabou excluído da Copa do Brasil. O clube celeste acredita que a atenção e intervenção dos seus torcedores podem tanto inibir atos preconceituosos quanto resguardar o clube caso aconteçam, a partir da identificação dos envolvidos.

No dia 12 de fevereiro deste ano, na estreia do Cruzeiro na Taça Libertadores, o volante Tinga sofreu injúrias raciais por parte da torcida do Real Garcilaso, em partida disputada no estádio Huancayo, na cidade de Huancayo, no Peru. Após a repercussão mundial do caso, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) apenas multou a equipe peruana.

1491 visitas - Fonte: Globo Esportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Dom - 18:30 - Arena Pantanal -
X
Cuiaba
Cruzeiro

Sudamericana

Qui - 21:30 - ueno Defensores del Chaco
0 X 2
Libertad Asuncion
Cruzeiro