Pode parecer cedo demais, mas é impossível não afirmar que o Cruzeiro caminha a passos largos rumo ao bicampeonato nacional. Neste momento, a apenas uma rodada do término do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o time mineiro está embalado por uma sequência incrível após a Copa do Mundo e possui a sua maior vantagem sobre um vice-líder na atual edição da competição nacional. A equipe celeste parece ainda não ter encontrado um rival à altura para concorrer pelo título da Série A.
Desde que assumiu a liderança do Brasileiro, na sexta rodada, o Cruzeiro não a deixou mais e viu cinco times ocuparem a segunda posição: Grêmio, Fluminense, Corinthians, Internacional e São Paulo. O time colorado foi o que mais ameaçou a ponta celeste, tendo, inclusive, dormido na primeira colocação no início da 15ª rodada. Com exceção a este fato, porém, a vantagem mineira sobre o vice-líder sempre girou em torno dos quatro pontos.
Neste momento, a frente é de oito pontos. Ela nunca foi tão grande. Enquanto o Cruzeiro dispara com 42 tentos, Inter, São Paulo, Corinthians, Fluminense e Grêmio tropeçam em suas próprias limitações e batalham para ultrapassar a barreira dos 35. O time celeste abriu vantagem sobre os concorrentes nas últimas três rodadas, alcançou margem confortável e praticamente se colocou em outra competição. O aproveitamento da equipe é de 77,8%. O Inter, atual segundo colocado, somou 63% dos pontos possíveis.
Desde 2006, ano em que o Brasileiro passou a ser disputado em pontos corridos e por 20 clubes, nunca um time encerrou o primeiro turno com mais de seis pontos de vantagem na ponta da tabela. Quem acumulou a maior gordura foi o São Paulo, que, em 2007, fechou a primeira metade da competição com 39 pontos contra 33 do Botafogo. Para ao menos igualar esta marca, o Cruzeiro terá que empatar com o Fluminense fora de casa, no próximo domingo, e ver o Internacional vencer o Figueirense no Beira-Rio. Um triunfo no Maracanã, então, deixará o time celeste como o dono da maior frente na ponta ao fim de um primeiro turno.
Além disto, fará com que os comandados de Marcelo Oliveira acumulem a maior pontuação da história de um só turno do Campeonato Brasileiro desde 2006. Os atuais recordistas são o Atlético-MG, no primeiro turno de 2012, e o Grêmio, no returno de 2010, que somaram 43 tentos. Se vencer o Fluminense, o Cruzeiro chegará aos 45 – marca nunca antes atingida nem nas 19 primeiras e nem 19 últimas rodadas da Série A.
Para mirar tantos recordes assim, o time mineiro emplacou sequência absurda no Campeonato Brasileiro desde a parada para a Copa do Mundo. Em primeiro lugar, estabeleceu-se como a única equipe que ainda não perdeu desde o retorno da competição. São sete vitórias e dois empates em nove jogos e 23 pontos em 27 possíveis. Além disto, nos últimos quatro jogos o Cruzeiro somou quatro vitórias, com nove gols feitos e apenas dois sofridos. Se ninguém brecá-lo em breve, será difícil evitar o bicampeonato consecutivo.