Seleção sub-21 embarque sem Dória, Otávio e Luan (Foto: Leonardo Lourenço)
A seleção brasileira sub-21 embarcou na madrugada desta segunda-feira para o Catar, onde a equipe comandada pelo técnico Alexandre Gallo fará uma série de três amistosos contra o time sub-22 dos anfitriões, a Palestina sub-23 e o Líbano. É o início da preparação do time olímpico, já que todos os atletas convocados têm idade para participar dos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro.
O grupo que deixou São Paulo, porém, partiu desfalcado de alguns jogadores. O zagueiro Dória, do Botafogo, foi a ausência mais sentida. Com autorização da CBF, o jovem defensor viajou mais cedo para a França, ao lado de seu empresário, para fazer exames e assinar um contrato com o Olympique de Marselha.
O negócio deve render cerca de R$ 10 milhões ao clube carioca, que detém 30% dos direitos econômicos do beque. A expectativa é que ele se apresente à seleção diretamente no Oriente Médio até a terça-feira, véspera do primeiro jogo na excursão.
Outro que também não se juntou ao grupo em São Paulo foi o meia Otávio, do Internacional. Assim como o colega do Botafogo, ele partiu antes para a Europa para definir novos caminhos em sua carreira. Por 7 milhões de euros (aproximadamente R$ 20 milhões), há um acordo entre o Colorado e o Porto, de Portugal. A exemplo de Dória, Otávio irá se unir à equipe brasileira já no Catar.
Para o técnico Gallo, as negociações às vésperas dos amistosos não são um problema para a equipe.
- São meninos que têm a cabeça boa, isso não atrapalha – disse.
Por fim, a última ausência foi a do atacante Luan, do Grêmio. Ele foi cortado da viagem por conta de um edema na panturrilha direita – lesão que o afastou da vitória de seu time sobre o Bahia por 1 a 0, em Porto Alegre, neste domingo. Gallo não convocou ninguém para substituí-lo.
O técnico também perdeu o zagueiro Marquinhos, do PSG, da França, que foi convocado por Dunga e irá se apresentar ao time principal para amistosos contra a Colômbia e o Equador, nos Estados Unidos. Os jogadores chamados por Gallo que atuam na Europa se encontram com os atletas que deixaram o Brasil já no local dos amistosos.
A seleção sub-21 faz três partidas em Doha a partir de quarta-feira, quando pega a equipe sub-22 do Catar. Em seguida, no sábado, enfrenta a Palestina sub-23. A turnê termina no dia 8 de setembro contra com o Líbano.
Seleção sub-21 deixou São Paulo com grupo desfalcado de alguns jogadores(Foto: Leonardo Lourenço)