No confronto do maior contraste nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Cruzeiro recebe o Santa Rita-AL, às 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira, no Mineirão. Enquanto um é líder do Campeonato Brasileiro da Série A (e também o atual campeão da competição) e busca o quinto título na Copa do Brasil, para se tornar o clube com mais títulos da competição, o outro é estreante no torneio nacional e sequer está em uma das quatro divisões nacionais. Dono de um dos maiores patrimônios e de uma das folhas salariais mais altas entre os clubes brasileiros, o Cruzeiro tem pela frente um modesto clube alagoano, que sequer chegou à final do estadual deste ano e gasta apenas R$ 120 mil mensais com salários.
Por ter disputado a Taça Libertadores, o Cruzeiro estreia na Copa do Brasil nas oitavas de final e, apesar do respeito demonstrado ao adversário nas entrevistas, pretende vencer a partida por boa diferença de gols, para deixar a classificação para as quartas de final encaminhada para o jogo de volta, semana que vem, em Arapiraca-AL. Vacinada por eliminações precoces na competição, diante de adversários teoricamente inferiores como Santa Cruz (1997), Paulista (2005) e Brasiliense (2007), a Raposa vai entrar ligada em campo, como promete o volante Lucas Silva.
-Vai ser um jogo bastante perigoso. Eles devem vir bastante motivados. Todo mundo que enfrenta o Cruzeiro quer tirar uma casquinha, quer conseguir alguma coisa. Mas aqui no Mineirão, diante da torcida, a gente se faz muito forte e vamos, se Deus quiser, conquistar mais uma vitória.
Os jogadores do Santa Rita-AL encaram a partida desta quarta como um divisor de águas na carreira. A oportunidade de mostrar serviço contra o atual campeão brasileiro mexe com o grupo, que promete compensar a diferença técnica entre os times com muita disposição. O time de Boca da Mata sonha repetir os feitos de CSA (1992) e Corínthians-AL (2008) e chegar às quartas de final da Copa do Brasil. O treinador Eduardo Neto destaca a força do adversário, mas aposta no imponderável para surpreender a Raposa em Belo Horizonte.
- O Cruzeiro é um gigante nacional. Campeão brasileiro, líder com folga do nacional deste ano, clube de estrutura invejável. Mas em se tratando de futebol nada é impossível. Pelas condições que dispõe, o Santa Rita marcou sua história com essa campanha. Daqui para frente, não penso na minha carreira, penso na chance que esses jogadores de qualidade e personalidade têm para chegar a um grande clube. Eles merecem.
A arbitragem da partida fica a cargo do maranhense Ranilton Oliveira de Souza. Ele será auxiliado pelo cearense Thiago Gomes Brigido e pelo paraense Marcio Correia Dias. O GloboEsporte.com acompanha todos os detalhes da partida, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, a partir das 18h. O SporTV transmite o jogo ao vivo.
Cruzeiro – Marcelo Oliveira deve usar força máxima na partida, já que o objetivo é vencer com a maior diferença de gols possível. O técnico, no entanto, pode poupar o zagueiro Dedé, muito exigido nos últimos jogos. A única dúvida é no ataque. Alisson pode ficar com a vaga de Willian. Provável equipe: Fábio; Ceará, Dedé (Manoel), Léo e Samudio; Lucas Silva e Henrique; Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian (Alisson); Marcelo Moreno.
Santa Rita-AL– Eduardo Neto evita falar sobre a escalação da equipe, diz apenas que a base do último jogo contra o Santa Cruz vai ser mantida. Ele tem apenas um problema para o confronto: o atacante Rafael Silva, artilheiro do time na Copa do Brasil, com quatro gols, sentiu um incômodo muscular e vai ser reavaliado no vestiário. Se não puder atuar, o recém-contratado Paulo Roberto disputa a posição com Junior Amorim. A provável formação conta com: Jeferson; Edy, Selmo Lima, Júnior Carvalho e Jeanderson; Adriano, Cristiano Fontes, Lucas e Wagner Libano; Rafael Silva (Paulo Roberto) e Reinaldo Alagoano.
Cruzeiro – O departamento médico do Cruzeiro que, uma semana atrás, contava apenas com o zagueiro Bruno Rodrigo e o atacante Borges, ganhou duas novas caras. O volante Tinga e o lateral Egídio sofreram fraturas, na perna direita e na mão esquerda, respectivamente, e também não jogam contra o Santa Rita-AL. O atacante Marquinhos, que já atuou pelo Vitória na Copa do Brasil, é outro que não pode atuar. Como disputa o primeiro jogo na competição, o Cruzeiro, obviamente, não tem jogadores suspensos.
Santa Rita-AL – Todos os jogadores estão à disposição de Eduardo Neto. Rafael Silva, com problemas musculares, pode ser a única baixa.