26/8/2014 11:40
Rei do passe no Brasil, Cruzeiro seria apenas o 30º na Copa
Marcelo Oliveira, o técnico do Cruzeiro
O Cruzeiro de 2014 troca muito mais passes do que o time campeão brasileiro de 2013. Mas, se tivesse jogado a última Copa do Mundo, só ficaria à frente de Camarões, Equador e Irã, seleções eliminadas na primeira fase, no número de trocas de bola.
Segunda a Footstats, o Cruzeiro tem uma média de 421 passes por jogo no Brasileiro, a melhor marca da competição. No ano passado, o time mineiro foi o terceiro maior passador, mas com uma média bem menor: 374 tentativas por partida.
A marca atual da equipe de Marcelo Oliveira faria feio no Mundial. Tirando camaroneses, equatorianos e iranianos, a seleção com menos passes foi Honduras, com quase 40 trocas de bola a mais, em média, por partida.
A comparação com as seleções mais fortes mostra o quanto o futebol disputado no Brasil é diferente do que acontece no alto nível em termos mundiais atualmente.
A campeã mundial Alemanha, por exemplo, teve média de 726 passes por jogo na Copa, ou quase 80% a mais do que o melhor time brasileiro no fundamento. Até o Brasil de Felipão trocava mais bolas do que o Cruzeiro: 516 por partida.
Com menos controle de bola, o Brasileiro-2014 é um fiasco em termos de gols. Depois de 17 rodadas, a média é de apenas 2,1 tentos por partida. Na Copa, com times mais ofensivos e trabalhando melhor a bola, a média foi de 2,7 gols por jogo.
2631 visitas - Fonte: ESPN