Foto: Getty Images
Confirmado neste domingo como campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem grandes chances de estabelecer um novo recorde de pontuação na primeira metade da competição nacional. E o alvo é simplesmente o maior rival celeste: cinco pontos separam os comandados de Marcelo Oliveira de superar a campanha do Atlético-MG no primeiro turno de 2012, até aqui melhor da história do torneio no atual formato.
O clube alvinegro, porém, pode ser considerado "exemplo negativo" ao principal adversário de cidade. A explicação é simples: há duas temporadas, o Atlético-MG somou 43 pontos em 19 jogos e estabeleceu a maior pontuação da história de um primeiro turno do Campeonato Brasileiro desde 2006, ano em que a competição passou a ser disputado no atual formato - em pontos corridos e por 20 clubes. Porém, a então equipe comandada por Cuca não terminou o campeonato com a taça nacional.
Ela foi conquistada pelo Fluminense, que fez um segundo turno mais consistente que o dos mineiros e faturou, na ocasião, o quarto título brasileiro de sua história. A missão do Atlético-MG, contudo, era mais complicada que a atual do Cruzeiro. Em 2012, a equipe alvinegra encerrou o primeiro turno apenas um ponto a frente do time carioca. Na segunda metade, acumulou seis tentos a menos e, assim, foi vice-campeão nacional a cinco pontos de distância dos tricolores.
Desempenho dos campeões do primeiro turno desde 2006:
O mesmo aconteceu com o segundo melhor campeão da história de um primeiro turno. O Grêmio, em 2008, somou 41 tentos nos 19 primeiros jogos, terminou a metade inicial do Campeonato Brasileiro na primeira colocação, mas teve apenas a quarta melhor campanha do returno e foi o vice-campeão nacional. Por outro lado, o Fluminense fez 42 pontos em 2012 e, embora não tenha campeão do primeiro turno, terminou o Brasileiro no topo da tabela.
Já o Cruzeiro, com 17 rodadas disputadas até aqui, possui incríveis sete pontos de frente sobre o segundo colocado, São Paulo. Além disto, como tem 39 tentos, precisa vencer seus próximos dois jogos - Chapecoense (casa) e Fluminense (fora) - para superar os 43 do Atlético-MG em 2012 e ser o dono do melhor primeiro turno do Campeonato Brasileiro nos formatos atuais. Se esta marca for estabelecida, restará ao time celeste, além de manter a ponta para faturar o bi nacional, não usar o rival de cidade como exemplo para se manter à frente dos 19 concorrentes.