24/8/2014 20:47
Cruzeiro vence o Goiás, dispara na liderança do Campeonato Brasileiro e é 'campeão do turno'
Pênalti desperdiçado nos acréscimos do segundo tempo garantiu triunfo fora de casa
O Cruzeiro segue abrindo vantagem sobre os concorrentes no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time comandado por Marcelo Oliveira derrotou o Goiás, por 1 a 0, no estádio Serra Dourada, e conquistou, com duas rodadas de antecedência, o título simbólico do primeiro turno.
O triunfo foi alcançado com gol de Marcelo Moreno, aos 25 minutos da etapa inicial. Nos acréscimos do segundo tempo, o Cruzeiro teve um susto, mas David bateu pênalti para fora.
Após 17 rodadas disputadas, o Cruzeiro soma 39 pontos, sete a mais que o segundo colocado São Paulo. O Tricolor assumiu a vice-liderança ao derrotar o Santos e ver o Corinthians ser derrotado pelo Grêmio, em Porto Alegre. Nesse sábado, o Internacional já havia sido batido pelo Atlético, no Independência. O Colorado caiu para terceiro, enquanto o Corinthians ocupa a quarta colocação.
Agora, o Cruzeiro se prepara para a estreia na Copa do Brasil, contra o Santa Rita-AL, na quarta-feira, no Mineirão. No próximo compromisso pelo Brasileirão, o time celeste receberá a Chapecoense. Já o Goiás, que completou cinco derrotas consecutivas, enfrentará o Atlético-PR, no Serra Dourada.
Neste domingo, o Cruzeiro teve de lidar com a ausência de Ricardo Goulart, que se queixou de dores musculares. O artilheiro do Brasileirão foi substituído por Alisson. Marcelo Oliveira optou ainda por outras duas mudanças. Mayke e Henrique iniciaram no banco de reservas, dando lugar a Ceará e Nilton.
Sem seu principal goelador, o time celeste demorou a criar oportunidades de gol. Na primeira delas, a equipe abriu o placar. Aos 25 minutos da etapa inicial, em rápido contra-ataque, Everton Ribeiro fez lançamento longo para Marcelo Moreno, que soltou uma bomba para abrir o placar: 1 a 0.
Ainda no primeiro tempo, Marcelo Moreno teve outra boa chance para marcar. Após falta cobrada por Willian, o centroavante boliviano desviou de cabeça e Renan evitou o segundo gol cruzeirense.
Já o Goiás, mesmo jogando em casa, levou pouco perigo ao Cruzeiro. No primeiro tempo, apenas um chute de longe de David exigiu intervenção do goleiro Fábio.
A etapa final começou com ritmo lento e poucas chances. O lateral-direito Ceará, em chute de fora da área, foi quem mais se aproximou de balançar as redes. Marcelo Moreno, de cabeça, e Dagoberto, em finalização cruzada, também tiveram oportunidades.
Com a vantagem no placar, Marcelo Oliveira optou por formação mais conservadora, com a entrada do volante Henrique em substituição ao atacante Willian. A vitória esteve ameaçada em falta cobrada por David, que teve desvio de Fábio e toque no travessão, e em chute forte de Erik.
Porém, um pênalti aos 46 minutos do segundo tempo foi o que mais assustou o Cruzeiro. O árbitro Francisco Carlos Nascimento indiciou infração de Dedé em Esquerdinha. David partiu para cobrança e mandou a bola para fora.
Goiás 0 x 1 Cruzeiro
Goiás
Renan; Moisés (Murilo), Jackson, Felipe Macedo e Valmir Lucas; David, Thiago Mendes, Tiago Real e Leo Veloso; Samuel (Esquerdinha) e Bruno Mineiro (Erik)
Técnico: Ricardo Drubscky
Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Leo e Egídio (Samudio); Nilton e Lucas Silva; Everton Ribeiro, Alisson (Dagoberto) e Willian (Henrique); Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira
Gol: Marcelo Moreno, aos 25 minutos do primeiro tempo
Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 24 de agosto (domingo)
Estádio: Serra Dourada, em Goiânia
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Nadine Schramm Camara Bastos (SC)
Cartão amarelo: Thiago Mendes, Bruno Mineiro, Jackson e (Goiás); Ceará, Samudio e Dedé (Cruzeiro)
2076 visitas - Fonte: superesportes.com.br