24/8/2014 13:10
Vencer para manter a gordura
Cruzeiro tenta confirmar a fama de visitante indigesto no Brasileiro e vencer o Goiás, no Serra Dourada, para seguir folgado em primeiro lugar na busca do tetra
Lucas Silva, um dos pilares do time celeste no meio-campo, está pendurado com dois cartões amarelos
Com a liderança do Brasileiro garantida por mais uma rodada, o Cruzeiro enfrenta o Goiás hoje, às 18h30, no Serra Dourada, em Goiânia, pela 17ª, com o desafio de manter a invencibilidade e o bom aproveitamento como visitante na competição. A Raposa não perde desde 28 de maio, quando foi derrotada pelo Corinthians por 1 a 0, no Canindé. Depois, foram seis vitórias (mais cinco nos Estados Unidos) e dois empates. Fora de casa, a equipe celeste tem o segundo melhor índice no Brasileiro, ao lado do São Paulo: 58,33%, contra 61,9% do Timão. São quatro vitórias e dois empates em oito jogos.
Para vencer mais uma vez, o Cruzeiro conta com a disposição do volante Lucas Silva. “Quanto mais a gente se distanciar dos times na briga, melhor. O futebol está muito competitivo e precisamos ter gordura para queimar mais para frente. Não podemos dar brechas para os grandes clubes”, alerta o jogador, que terá uma torcida especial no Serra Dourada, já que é natural de Bom Jesus de Goiás, a 220 quilômetros da capital goiana. “Fico muito feliz por jogar lá, com meus familiares e amigos na torcida”, observa. Os pais, que estavam em Belo Horizonte, retornaram a Goiás para assistir ao jogo de hoje.
Lucas Silva espera aproveitar o bom momento da equipe no Brasileiro para chegar a mais uma vitória. “Está muito bom. É maravilhoso viver esse momento”, conta o volante. “Vir para a Toca com esse ambiente maravilhoso, uma união fantástica dos jogadores, uma comissão técnica competente, tudo isso faz com que o Cruzeiro faça um bom trabalho”, aponta o atleta.
Com o cartão que recebeu diante do Grêmio (e que fez o técnico Marcelo Oliveira substituí-lo), Lucas Silva ficou pendurado, assim como o zagueiro Léo, os volantes Nílton e Willian Farias, o armador Éverton Ribeiro e o atacante Dagoberto. “É consequência do jogo. Uma hora ou outra você tem de fazer uma falta, uma entrada mais dura. Faz parte do futebol, mas o Cruzeiro está bem servido com os jogadores que entram”, explica.
Nos últimos dias, o nome de Lucas Silva tem sido especulado como reforço para vários clubes europeus, como Internazionale, Atlético de Madrid e Manchester United. O jogador afirma que seus procuradores o deixam informado a respeito desse interesse: “Mas ressaltam que isso é com eles, fora de campo. Só tenho de estar preocupado com o Cruzeiro, dentro de campo. Para continuar em evidência, tenho de continuar o bom trabalho aqui”.
Lucas Silva não esconde o sonho de atuar no futebol europeu. “Tenho o sonho de jogar na Europa, mas não de qualquer forma, sair do Cruzeiro de qualquer maneira. Estou bem aqui. Nasci e cresci aqui dentro para o futebol. Se não for uma boa para mim e para o Cruzeiro, não vai ser. Vou continuar aqui e fazer história”, promete.
BASE Os treinadores de Cruzeiro e Goiás têm em comum a origem nas categorias de base e o apoio a jovens jogadores. “O Drubscky utiliza bem os jovens jogadores promissores. No último jogo (contra o Corinthians), o Goiás tinha o resultado e acabou perdendo, mas é um time forte, que vai nos trazer problemas”, alerta Marcelo Oliveira. “Estamos muito concentrados nesse jogo, um compromisso importantíssimo, fundamental em nossa caminhada.”
O centroavante Marcelo Moreno volta ao time, depois de ficar de fora da partida contra o Grêmio, por estar emprestado pelo clube gaúcho. Já o atacante Ricardo Goulart, artilheiro da competição, voltou a se queixar de dor muscular e não viajou com a delegação. A tendência é de que Marcelo opte por Júlio Baptista, mas Dagoberto também tem chance de entrar como titular.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS X CRUZEIRO
Goiás: Renan; Valmir Lucas, Pedro Henrique, Jackson e Lima; Murilo, David, Thiago Mendes e Tiago Real; Samuel e Bruno Mineiro
Técnico: Ricardo Drubscky
Cruzeiro: Fábio; Mayke (Ceará), Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Marcelo Moreno e Willian
Técnico: Marcelo Oliveira
Estádio: Serra Dourada
Horário: 18h30
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Nadine Schramm Câmara Bastos (SC)
TV: Sportv
CONFRONTO
Cruzeiro x Goiás
Geral (49 jogos)
26 vitórias 13
10 empates 10
66 gols 49
Brasileiro (36 jogos)
18 vitórias 11
7 empates 7
49 gols 34
Goianos pressionados
O Goiás entra em campo hoje, para enfrentar o Cruzeiro, pressionado pelas quatro derrotas nas últimas quatro partidas, contra Corinthians (2 a 5), Internacional (0 a 1), Bahia (0 a 1) e Fluminense (0 a 2). Com 20 pontos, numa posição intermediária da tabela de classificação, o rebaixamento ainda não é uma preocupação, mas o técnico Ricardo Drubscky está com o cargo ameaçado. “Começamos o período pós-Copa muito bem, com dois empates e uma vitória, mas os resultados pararam de vir depois”, lamenta.
Experiente, Drubscky sabe que a diretoria poderá não ser muito paciente se ele não voltar a apresentar bons resultados. “Não estou aqui para dizer que sou imune à pressão. Não existe treinador que viva de derrotas no futebol brasileiro. Não quero falar que devo perder, permanecer no cargo e ser aplaudido. Conheço a cultura do futebol brasileiro, e isso não me afeta”, avisa.
O treinador admite que as pretensões do Goiás no Brasileiro são modestas: “Não estamos aqui para ganhar de todo o mundo. O Goiás não é candidato ao título, à Libertadores, e sim para ficar no meio da tabela. Dizemos isso desde o início. Mas, como tudo é muito parelho, quem briga para estar no meio acaba brigando para não aparecer na parte de baixo”, reconhece.
Ricardo Drubscky segue sem contar com o volante Amaral. Na terça-feira, o jogador se machucou no treino, sentiu dores no joelho direito e não enfrentou o Corinthians. Exames apontaram estiramento do ligamento colateral medial, o que o deixará fora dos próximos cinco jogos.
ESTRELADA...
Tinga operado
O volante Tinga foi submetido a cirurgia na manhã de ontem, no Hospital Lifecenter, em Belo Horizonte, para correção das fraturas da tíbia e da fíbula da perna direita. Ele se lesionou durante o treino de sexta-feira, na Toca da Raposa II, num choque casual com o goleiro Rafael. O atleta foi operado pelos médicos Carlos Emílio Durães e Eduardo Tavares. O procedimento durou uma hora e 15 minutos. O meio-campista deve receber alta hoje. Com a contusão, ele dificilmente terá condições de jogar em 2014. Seu contrato com o Cruzeiro vai até maio.
2442 visitas - Fonte: Superesportes