Após passar por cirurgia, Tinga vai retornar aos gramados somente em 2015 (Foto: Rubens Chiri)
A cirurgia na perna direita do meio-campo Tinga ocorreu dentro da normalidade, segundo informou a assessoria de comunicação do Cruzeiro na manhã deste sábado. O jogador se submeteu ao procedimento médico, que drurou cerca de uma hora e quinze minutos, em virtude de fratura na tíbia e fíbula. A cirurgia foi realizada pelos ortopedistas Carlos Emílio Durães e Eduardo Tavares. Tinga se machucou durante o treinamento de sexta-feira na Toca da Raposa II. Em uma jogada considerada normal, o volante se chocou com o goleiro Rafael e caiu no gramado. Após exames em um hospital da região Centro-Sul da capital mineira, foi confirmada a fratura nos ossos da perna direita. O jogador tem previsão de alta para este domingo e só volta a atuar na próxima temporada. O vínculo de Tinga com o Cruzeiro vai até maio de 2015 e será prorrogado em virtude da recuperação do atleta. O prazo para o retorno do meio-campo aos treinamentos não foi passado pelo departamento médico do clube.
Quem acompanhava a atividade na Toca da Raposa II, na tarde de sexta, pode ouvir um forte estalo após o choque entre Tinga e Rafael. O meio-campo logo gritou, deduzindo que havia fraturado a perna direita. Os médicos do Cruzeiro, que acompanhavam o treinamento, logo correram para o gramado para atender o jogador, que recebeu os primeiros socorros.
Tinga foi imobilizado na maca e levado para uma ambulância no centro de treinamento celeste. O volante do Cruzeiro foi retirado do campo com a ajuda do meio-campo Nilton, do meia Marlone e do zagueiro Alex, além do médico Leonardo Corradi. O jogador foi levado a um hospital em Belo Horizonte e passou por exames para comprovar a fratura na tíbia e na fíbula da perna direita. Tinga não era titular na equipe do técnico Marcelo Oliveira, líder do Campeonato Brasileiro, que a lamentou o ocorrido.
- Tínhamos uma tarde muito agradável com alegria por uma vitória contra o Grêmio. O treinamento corria normalmente, sem nenhuma jogada mais dura. Mas, numa dividida simples, com o goleiro visando a bola, o Tinga acabou aparentemente tendo uma fratura. O Tinga é muito querido por todos e uma de nossas lideranças - ressaltou o treinador.
O lance gerou muita comoção entre os jogadores do Cruzeiro. O atacante Marcelo Moreno, que seria um dos entrevistados do dia, pediu para não falar pois estava abalado emocionalmente após o ocorrido. Os titulares não estavam na atividade, pois realizavam no momento um treino regenerativo na academia. A atividade foi paralisada por causa do lance com o volante celeste.
De maca, Tinga é conduzido pelos companheiros para ambulância após fraturar a tíbia e fíbula (Foto: Marco Astoni)