Primeiro técnico de Goulart em escolinha de São José-SP
(Foto: Filipe Rodrigues / Globoesporte.com)
Aos 23 anos de idade, Ricardo Goulart aparece, pela primeira vez, na lista de convocação da Seleção. O dia é marcante para o meia do Cruzeiro e também para as pessoas que passaram por sua carreira. O primeiro técnico de Goulart é de São José dos Campos, sua cidade natal no interior de São Paulo. Nilton de Jesus Moreira se emocionou com a lista de Dunga. Orgulhoso, ele reforça os méritos do jogador joseense que vestirá a Amarelinha.
- É um menino que trabalhou e fez por merecer esse momento único. Desde os seis anos de idade já mostrava essa dedicação, esse talento, enfim, é muito orgulho pra gente. Orgulho. Essa é a palavra. Eu me sinto emocionado e orgulhoso por ter trabalhado com ele lá atrás e por ter participado de sua trajetória - contou Moreira, que ainda trabalha na revelação de garotos no Vale do Paraíba.
Ricardo Goulart é o quarto agachado, da esquerda para direita. Visual com trancinhas na infância (Foto: Reprodução)
Com 10 anos de idade, Goulart marcou o gol do primeiro título da escola Moreira's Sport. O golaço ainda está na lembrança do treinador. Ele conta que "passou um filme" em sua cabeça enquanto o técnico Dunga anunciava a lista dos convocados para a Seleção.
- Passa todo um filme, né. Lembro dele aqui com a gente, já sendo voluntarioso na marcação, mostrando um chute potente de fora da área. Sempre foi muito decisivo, forte. Não tenho dúvida de que vai contribuir muito para esse momento de renovação que o Brasil precisa passar - comentou.
Estrela do Cruzeiro, Ricardo Goulart agora é Seleção (Foto: Reprodução Sportv)
A torcida de Moreira é para que novos Ricardos possam surgir em São José dos Campos. Além do meia do Cruzeiro, também foi na escolinha que o volante Casemiro, ex-São Paulo, foi revelado. Goulart, inclusive, foi preterido pelo "atacante" Casemiro durante testes no Tricolor.
- Casemiro, Goulart, são joias que passam pela gente e que deixam um grande legado. Toda a cidade se orgulha muito de ver um jogador nascido aqui vestindo a camisa da Seleção. Isso é uma motivação enorme para toda uma molecada que está batalhando - destacou.
Logo depois de sair de São José, Goulart defendeu as cores do Santo André, onde substituiu Marcelinho Carioca no Paulistão de 2009. Em seguida passou por Internacional e Goiás, antes de chegar ao Cruzeiro em 2013.