logo

18/8/2014 11:41

De volta à Seleção, Dunga faz nesta terça sua 1ª convocação

De volta à Seleção, Dunga faz nesta terça sua 1ª convocação
Destaques em Cruzeiro e Atlético, Everton Ribeiro e Marcos Rocha estão cotados para a primeira lista

Alguns falam em renovação. Outros pedem uma reformulação completa. Seja qual for o discurso, o técnico Dunga divulga na terça-feira (19), às 11h30, no Rio de Janeiro, a primeira convocação no retorno dele à Seleção.

A missão é clara: reerguer o futebol canarinho, após a vexatória participação na Copa Mundo. O Brasil fará amistosos contra Colômbia e Equador em 5 e 9 de setembro, respectivamente, nos Estados Unidos.

Mesmo contratado em meio à forte pressão popular por um treinador estrangeiro, Dunga reinicia o trabalho respaldado pela CBF. O presidente José Maria Marin e o vice Marco Polo Del Nero sabiam que somente uma figura polêmica desviaria a atenção da entidade. Eles querem se livrar o mais rapidamente possível da lembrança dos humilhantes 7 a 1 impostos pelos alemães na semifinal do Mundial.

Portanto, o “tratamento é de choque” nessa busca por resultados imediatos. Na prática, o capitão do tetra ganha ainda mais autonomia na escolha dos nomes que defenderão a Seleção, no ciclo rumo à Rússia, em 2018. Assim, as chances do treinador mudar radicalmente a linha do antecessor Luiz Felipe Scolari é grande.

Caras novas

Com exceção de Neymar, David Luiz, Oscar, Marcelo e Willian, raras devem ser as peças da última Copa presentes na lista de Dunga. Vale lembrar que o zagueiro Thiago Silva se lesionou. Especula-se até numa relação 80% renovada. Se optar por um plano semelhante ao adotado em 2006, isso vai acontecer.

Dunga assumiu os canarinhos, na época, depois do também nada convincente desempenho das estrelas de Carlos Alberto Parreira na Copa da Alemanha. Era o momento de “aposentar” a geração de Dida, Ronaldo, Cafú e Roberto Carlos.

Dos 22 atletas da lista de estreia, apenas oito tinham ido ao torneio no mês anterior: Juan, Lúcio, Luisão, Cicinho, Gilberto, Gilberto Silva, Fred e Robinho. Os consagrados Ronaldinho Gaúcho e Kaká, por exemplo, ficaram de fora.

A convocação movimenta os torcedores. Muitos apostam em nomes como Alexandre Pato, Paulo Henrique Ganso e até Robinho, repatriado pelo Santos. O Rei das Peladas, inclusive, foi o mais lembrado por Dunga de 2006 a 2010: 26 vezes. Nos 47 meses no banco de reservas da Seleção, o técnico chamou 85 jogadores no total.

“Venho buscando meu espaço na Seleção desde a parada para a Copa. Só depende de mim. Tenho de trabalhar e aproveitar as chances para ser premiado”, disse Pato.

Ganso espera reencontrar Neymar. “Depende dele. Ele tem que se convocar”, avisou Dunga.

Jogadores de Atlético e Cruzeiro ansiosos por uma oportunidade

A primeira convocação do novo ciclo de Dunga à frente da Seleção deixará alguns jogadores “mineiros” ansiosos. Alvinegros e celestes certamente acompanharão atentos a leitura da lista do técnico. Do atual campeão brasileiro, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart serão os mais nervosos.

Os dois jogadores são muito especulados nos bastidores devido ao atual rendimento do Cruzeiro. “Tomara que eles tenham gostado do que viram. A gente não sabia que estavam ali, mas, independentemente disso, tentamos fazer o melhor pelo clube. Tentamos fazer gols e ajudar no que é preciso”, afirmou Éverton Ribeiro, ao comentar a presença de integrantes da comissão técnica de Dunga nos últimos duelos estrelados na Série A, contra Botafogo e Criciúma.

Apesar de as chances serem menores, o goleiro Fábio e o zagueiro Dedé também estariam cotados para viajar aos Estados Unidos, no próximo mês. Em 2006, logo na lista inicial, o comandante se lembrou do camisa 1. Do lado atleticano, além de Victor, que demonstrou qualidade nos treinos da Seleção durante o último Mundial, Marcos Rocha e Diego Tardelli sonham com a Seleção. O atacante é um dos destaques do Galo no Brasileiro. Foi justamente Dunga quem lhe deu a primeira oportunidade de vestir a amarelinha.

“Ficaria bastante feliz, minha primeira convocação foi com o Dunga. Isso me dá mais esperança de um possível retorno. É manter o que eu venho fazendo, tenho o sonho de disputar uma Copa do Mundo. Tenho idade (29 anos) e cabeça para estar lá”, comentou DT9, assim que Dunga foi confirmado pela CBF.

Destaque

Marcos Rocha é apontado por muitos como o melhor lateral-direito do país. Ele anda desequilibrando na equipe de Levir Culpi e não seria surpresa sua presença na relação de Dunga. O próprio jogador trata como meta garantir uma vaga.

“Penso em Seleção, lógico, é um sonho de qualquer jogador. Já tive chance, mas não pude jogar, apenas fui compor o banco. Vou continuar mostrando meu trabalho aqui, fazer o melhor com humildade e os pés no chão para, quem sabe, realizar o meu objetivo”, disse Marcos Rocha.



1413 visitas - Fonte: Hoje em Dia




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Sudamericana

Qui - 21:30 - ueno Defensores del Chaco -
X
Libertad Asuncion
Cruzeiro

Brasileiro

Dom - 18:30 - Governador Magalhães Pinto
0 X 1
Cruzeiro
Sao Paulo