logo

9/8/2014 12:36

Líder tenta ampliar a diferença

Com a primeira colocação garantida, Cruzeiro visita o Criciúma e tenta voltar com a vitória para, quem sabe, abrir novamente os sete pontos à frente do segundo lugar

Líder tenta ampliar a diferença
Éverton Ribeiro recomendou velocidade para sair da marcação do Tigre e marcar gols no Heriberto Hulse

A liderança do Campeonato Brasileiro está garantida neste fim de semana, mas o objetivo do Cruzeiro hoje, diante do Criciúma, às 18h30, no Estádio Heriberto Hülse, pela 14ª rodada, é voltar a vencer fora de casa para manter ou até ampliar a vantagem na ponta da classificação. No sábado passado, a Raposa empatou por 1 a 1 com o Botafogo, no Maracanã, e viu diminuir a diferença para o segundo colocado de cinco para quatro pontos.

Para trazer os três pontos de Criciúma, o técnico Marcelo Oliveira, mais uma vez, aposta na pressão sobre o adversário. Foi assim que o time derrotou Bahia (2 a 1), Atlético-PR (3 a 2), Internacional (3 a 1) e Palmeiras (2 a 1) como visitante. Mesmo com Willian e Dagoberto à disposição, o treinador mantém o ataque formado por Marquinhos e Marcelo Moreno – a única mudança é a entrada do volante Nílton no lugar de Henrique, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Marcelo Oliveira destacou que a equipe está preparada para se adaptar às condições do jogo. “Estamos preparados para todas as situações. Temos que nos adaptar ao jogo mais acirrado, mais competitivo, tanto quanto será o adversário em casa. Mas também vamos impor nosso ritmo”, avisou o treinador celeste.

O zagueiro Leo, de contrato renovado até 2016, destacou que a entrada de Nílton ajudará nas bolas aéreas: “Com o Nílton, aumenta um pouco a estatura da equipe. Será bom, principalmente em Criciúma, cujas dimensões do campo são reduzidas”. As jogadas aéreas têm sido um ponto forte da equipe ofensivamente, ao mesmo tempo que está deixando a desejar defensivamente. “A gente procura aprimorar cada vez mais, pois temos jogadores com este potencial. Tem de ser assim, pois decide jogo, principalmente em jogos truncados”, comentou Leo.

Dedé também destacou a qualidade da equipe nas bolas altas no ataque: “Nossos treinos de jogo aéreo vêm dando resultado. Sempre conseguimos cabecear três, quatro vezes por jogo. Contra o Criciúma, será ainda mais importante esse tipo de jogada, pois o campo lá é menor que o do Mineirão”.

CUIDADOS

O Estádio Heriberto Hülse é uma preocupação a mais para os jogadores do Cruzeiro hoje. “A gente conhece o campo do Criciúma. Eles marcam bastante e temos de tentar ser rápidos para fazer o gol”, alertou o armador Éverton Ribeiro. A presença dos ex-companheiros Lucca e Rodrigo Souza (o volante não poderá jogar por força contratual) também pode ser favorável ao time catarinense. “Certamente, o Lucca e o Rodrigo Souza vão passar informações sobre nossa equipe. Vamos procurar estar atentos para não ser surpreendidos”, afirmou o jogador.

Por outro lado, o retrospecto contra o Criciúma é amplamente favorável ao Cruzeiro. Leo, no entanto, preferiu não levar isso em consideração: “O retrospecto não entra em campo. Cada jogo é um jogo. Esperamos um jogo complicado, truncado, mas vamos tentar imprimir nosso ritmo e conquistar a vitória”.

Para o zagueiro celeste, a equipe tem de jogar com inteligência para sair de campo com a vitória. “A gente tem nossa estratégia. Não dá para imprimir um ritmo forte o jogo inteiro, principalmente na casa do adversário, onde eles costumam ser incentivados pela torcida. Então é ter inteligência, saber a hora certa de defender e atacar”, recomendou Leo.

Criciúma X Cruzeiro
Criciúma
Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Gualberto e Giovanni; Serginho, Martinez, João Vítor e Paulo Baier; Silvinho e Gustavo
Técnico: Wagner Lopes

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé, Leo e Egídio; Nílton, Lucas Silva, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Marcelo Moreno e Marquinhos
Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio: Heriberto Hülse
Horário: 18h30
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)
TV: Sportv

O adversário

Cautela para surpreender


Aliviado pela recuperação dos pontos perdidos pela escalação do jogador Cristiano, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o Criciúma tenta surpreender o líder Cruzeiro e continuar se afastando da zona de rebaixamento. O técnico Wagner Lopes armou a equipe de forma cautelosa, mas espera somar pontos. Gualberto será mantido na vaga de Ronaldo Mendes, enquanto Giovanni segue como titular na lateral esquerda, barrando Bruno Cortez, que não atuou no empate por 1 a 1 com o São Paulo, por questões contratuais.

Diante do Cruzeiro, o goleiro Luiz acha que o Tigre precisa se impor. “Se o time aceitar o adversário, deixando-o jogar, a situação vai piorar. Sabemos que nosso time tem uma defesa bem postada, um meio de qualidade e com jogadores rápidos, que saem nos contra-ataques. Vamos procurar nos defender bem e aproveitar as chances que tivermos lá na frente. Esse vai ser o grande detalhe da partida”, apostou o goleiro, que lembrou a vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense, em casa, no reinício do Brasileiro depois da Copa do Mundo. Para o atacante Silvinho, o Criciúma, além de fazer boa marcação, tem que pensar em atacar: “Temos que aproveitar que vamos jogar em casa e impor nosso ritmo”.

1713 visitas - Fonte: Superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Sudamericana

Qui - 21:30 - ueno Defensores del Chaco -
X
Libertad Asuncion
Cruzeiro

Brasileiro

Dom - 18:30 - Governador Magalhães Pinto
0 X 1
Cruzeiro
Sao Paulo