Bom desempenho fora de casa é esperança do Figueira contra o líder do Brasileiro, no Mineirão (Foto: Getty Images)
Líder absoluto do Campeonato Brasileiro e vindo de três vitórias consecutivas na competição, o Cruzeiro volta a campo neste sábado. O Figueirense, adversário da Raposa, vive situação oposta na tabela e sonha com uma surpresa para deixar a zona de rebaixamento, posição que ocupa desde a primeira rodada. Dono de excelente retrospecto jogando em casa, o time mineiro quer a quinta vitória na sexta partida em seus domínios. Os catarinenses também se valem do fator campo, já que as duas vitórias que conseguiu até agora foram longe da torcida. A partida entre Raposa e Figueira será às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.
Com cinco pontos de vantagem sobre o vice-líder Corinthians, o Cruzeiro sonha em se distanciar ainda mais na tabela. Mas, para isto, terá que vencer o Figueirense, num jogo que é considerado muito difícil dentro do clube mineiro. O trunfo da Raposa continua sendo o quarteto ofensivo, formado por Éverton Ribeiro, Marquinhos, Marcelo Moreno e Ricardo Goulart, artilheiro do Brasileirão, com sete gols. A fase de Goulart é tão boa que, nos últimos 12 jogos, ele marcou 11 gols.
O Figueirense fez escolha pela mudança. Para enfrentar o líder Cruzeiro, logo depois da eliminação da Copa do Brasil, demitiu o treinador Guto Ferreira e trouxe Argel Fucks para “chacoalhar” o grupo alvinegro, que ocupa a 18ª colocação na tabela. Enérgico, o gaúcho trouxe um novo ânimo para os atletas e optou pela experiência nos dois trabalhos que teve à frente da equipe. Fora de casa, ante o líder, o pensamento é de ter atuação semelhante às duas únicas vitórias no Brasileirão - Corinthians e Coritiba.
O Sportv transmite a partida entre Cruzeiro x Figueirense para todo o Brasil, menos para Minas Gerais, que assiste o jogo pelo Premiere. O GloboEsporte.com conta todos os detalhes do jogo em Tempo Real, a partir das 18h.
Cruzeiro: Marcelo Oliveira vai fazer apenas uma mudança em relação ao time que começou as duas últimas partidas, contra Vitória e Palmeiras. Sai Manoel e entra Dedé, que se recuperou de uma contusão no joelho. O time que enfrenta o Figueirense é: Fábio; Ceará, Dedé, Léo e Egídio; Lucas Silva e Henrique; Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Marquinhos; Marcelo Moreno.
Figueirense: Logo de cara, Argel optou pelas entradas de dois jogadores com idades próximas aos 30 anos. Rivaldo e Marco Antônio assumem a posição no meio de campo, que terá o também experiente Kleber, de 34 anos, como homem mais adiantado. Marquinhos, volta ao time no lugar do suspenso Thiago Heleno. O atacante Ricardo Bueno, com Argel, também está de volta. Assim, o Figueira terá em campo: Tiago Volpi; Luan, Nirley, Marquinhos e Roberto Cereceda; Paulo Roberto, Rivaldo, Kleber e Marco Antônio; Pablo e Ricardo Bueno.
Cruzeiro: No departamento médico estão Júlio Baptista e Borges. Recuperados de contusão, mas ainda sem o condicionamento físico ideal, Bruno Rodrigo e Alisson também estão vetados. Willian segue sem contrato e é outra ausência.
Figueirense: Thiago Heleno, suspenso por expulsão, está fora e não joga. Jonatan Ponciano, Giovanni Augusto e França, todos lesionados, seguem no DM em recuperação.
Cruzeiro: Dagoberto, Henrique e Willian Farias.
Figueirense: Nem e Thiago Heleno.
Gilberto Rodrigues Castro Junior será o árbitro de Cruzeiro x Figueirense (Foto: Editoria de Arte)