Serginho avalia necessidade de renovação na equipe do Cruzeiro (Foto: Tayrane Corrêa)
Se a manutenção é a palavra da moda na equipe de vôlei do Cruzeiro, já que a diretoria manteve praticamente todo o elenco campeão da última temporada para os campeonatos que o time terá pela frente em 2014 e 2015, renovação é outro termo que vai sendo muito utilizado no clube. Na reapresentação do time, na semana passada, as novidades foram os atletas promovidos das categorias de base para o elenco profissional: Alan, Pedrão e Gabriel. Além deles, Lucas Salim e Kadu já haviam feito parte do elenco na temporada passada.
Essa chegada de jovens atletas ao time cruzeirense é bem vista pelos mais experientes. Para o líbero Serginho, o clube acerta ao promover jogadores que se destacam na base, aproveitando, principalmente, a qualidade do elenco profissional, que vem obtendo resultados bastante favoráveis nos últimos anos.
- Uma coisa que a gente agrega muito também aqui é a visibilidade que a gente dá para os nossos jovens. Nós não vamos durar a vida inteira aqui. A mescla da experiência com a juventude é uma coisa muito importante. E, ao mesmo tem que a gente vem conquistando títulos, a gente está preparando uma galera para chegar e assumir o que a gente fez e pode fazer no futuro, até melhor que a gente.
Assim, Serginho sabe do que os jogadores experientes representam no processo de transformação e crescimento dos atletas mais jovens.
- Os mais velhos são espelho. Tudo o que a gente fizer, bem feito ou mal feito, vai refletir na carreira dos meninos indiretamente. A gente era observado por eles quando eles estavam nas categorias de base, quando viam os nossos treinamentos, e agora eles vão ser integrados ao grupo e vão aprender mais do que quando ficavam sentados na arquibancada.
Cruzeiro deverá se renovar durante a próxima temporada para continuar lutando por título (Foto: Renato Araújo / Divulgação)
Serginho ainda chama a atenção para o fato de os novatos do elenco já terem obtido sucesso nas categorias inferiores, conquistando títulos e se destacando individualmente, o que qualifica ainda mais o elenco profissional cruzeirense.
- A maioria (dos garotos) já tem algumas conquistas importantes nas categorias de base, e esses jovens atletas têm tudo para crescer mais, já que teremos a oportunidade de treinar juntos, e o time não está todo completo. Essa interação, esse treino em conjunto, faz com que os atletas cresçam bastante. Acontece todos os anos, e neste ano não vai ser diferente. Os jovens atletas vão melhorar o nível deles e aumentar o nível dos nossos treinos.