Cruzeiro não tomou conhecimento do Palmeiras no Pacaembu
Líder isolado do Campeonato Brasileiro com 25 pontos, cinco a mais que o segundo colocado Corinthians, o Cruzeiro supera mais números na competição a cada rodada. Mas o grande diferencial da equipe na atual competição, em relação ao início da campanha do ano passado, tem sido o desempenho fora de casa. Metade dos pontos conquistados até agora foram obtidos como visitante, o que contribuiu para que o time alcançasse uma vantagem em relação aos concorrentes.
Em seis partidas, foram quatro vitórias (Bahia, Atlético-PR, Internacional e Palmeiras) e apenas duas derrotas - para o rival Atlético-MG e diante do Corinthians, atual segundo colocado. Como visitante, conquistou 12 pontos, somados aos 13 obtidos atuando como mandante.
A marca alcançada após a vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras fez o Cruzeiro conquistar quase o dobro do número de pontos no mesmo período do ano passado como visitante no Campeonato Brasileiro. Em 2013, quando se sagrou tricampeão, foram oito pontos jogando fora de casa até a 11ª rodada.
Atlético-PR foi outra vítima do visitante celeste (Foto: Adalberto Marques / Ag. Estado)
Além disso, na temporada passada, o Cruzeiro conquistou 21 pontos em 11 partidas, quatro pontos a menos que na atual temporada. Em 2013 também o time celeste não era líder, já que estava a dois pontos do Botafogo, então na ponta da competição.
O bom começo como visitante só perde para a campanha de 2013, quando o Cruzeiro também se sagrou campeão nacional. Na época, foram 14 pontos obtidos fora. O desempenho em casa também não é ruim, já que o Cruzeiro conquistou quatro vitórias e um empate, números que explicam o isolamento na ponta.
Outra marca
A vitória sobre o Palmeiras fez o Cruzeiro igualar a maior diferença entre o líder e o segundo colocado na história dos pontos corridos – cinco pontos a mais que o Corinthians. Essa diferença havia sido registrada apenas em uma edição dos pontos corridos: em 2008, quando o Flamengo tinha boa folga sobre o próprio Cruzeiro.
Neste sábado, o Cruzeiro tenta aumentar a vantagem na liderança. A Raposa encara o Figueirense, que luta para sair da zona do rebaixamento, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão.
O técnico Marcelo Oliveira deve repetir a equipe das duas últimas partidas, que venceu Vitória e Palmeiras.