Imagem: Fox Sports
Dedé
Com mais uma vitória consecutiva, o Cruzeiro segue disparado na liderança do Campeonato Brasileiro. O clube mineiro soma 25 pontos, cinco a mais que o Corinthians, segundo colocado. É o time do momento.
A equipe de Belo Horizonte foi campeã com quatro rodadas de antecedência em 2013, feito alcançado até então somente pelo São Paulo, em 2007. Entrou em 2014 mantendo a base do elenco e conquistou o campeonato mineiro. Sofreu uma baixa – a eliminação na Libertadores para o San Lorenzo nas quartas-de-final – mas se recompôs e logo tomou a liderança no Campeonato Brasileiro, terminando o primeiro semestre como líder do torneio. Após o recesso para a Copa, o time já vem com duas vitórias e mostra a forte intenção na busca pelo bicampeonato.
Alguns dos protagonistas desta campanha vêm se destacando desde a temporada passada. Outros reforçaram o elenco este ano e mostraram que vieram pra ficar. De todo modo, o elenco cruzeirense tem ótimos jogadores, que cabem muito bem em uma possível próxima convocação da Seleção que priorize jogadores atuantes no futebol nacional.
De modo especial, quatro deles podem, merecidamente, conquistar seu lugar no time brasileiro.
A contratação mais cara da história do Cruzeiro, o zagueiro foi revelado pelo Volta Redonda e teve memorável passagem pelo Vasco da Gama entre 2009 e 2013, onde fez 160 partidas e marcou 18 gols. Foi neste período que também obteve sua primeira convocação, ainda com Mano Menezes.
Teve um mal começo no clube, mas redimiu-se e foi um dos principais jogadores do elenco campeão ano passado, sendo hoje o principal nome do setor defensivo do time. No entanto, acabou ficando fora da lista final de Felipão.
Recuperado de lesão e embalado pela boa fase do clube, pode voltar à Seleção.
Manoel
Imagem: Cruzeiro
Nome mais recente no elenco cruzeirense, o zagueiro já colecionava ótimas atuações pelo Atlético – PR – foi revelação do clube paranaense e um dos principais nomes da equipe desde a volta à série A. Fez uma boa intertemporada com o elenco mineiro e justificou a oportunidade recebida pelo técnico Marcelo Oliveira, destacando-se nas vitórias sobre Vitória e Palmeiras. Com 24 anos, é atualmente um dos jogadores mais promissores do setor. Ao lado de Dedé, forma a dupla de zagueiros mais cara do futebol brasileiro.
Ricardo Goulart
Imagem: Band
Em 2012, Ricardo Goulart chamou a atenção dos grandes brasileiros ao ser o destaque do Goiás na conquista da série B e a consequente volta do time goiano à elite. No ano seguinte, foi contratado pelo Cruzeiro e, após a saída de Diego Souza, se tornou titular absoluto. Com apenas 23 anos, forma ao lado de Éverton Ribeiro uma das melhores duplas de meio-de-campo dos últimos tempos.
Éverton Ribeiro
Imagem: Band
Revelado pelo Corinthians, teve passagem pela Seleção sub-20, onde foi campeão sul-americano em 2009. Chegou ao Cruzeiro em janeiro de 2013 e se tornou o principal jogador da equipe ao longo da temporada, sendo coroado com o título brasileiro e a Bola de Ouro como melhor jogador da competição, além de ser o líder em assistências. É um dos jogadores mais badalados do futebol brasileiro hoje.