17/7/2014 23:22
Cruzeiro mantém ritmo pré-Copa, derrota Vitória e se isola na liderança
Time celeste melhora no segundo tempo, conta com gol contra para iniciar triunfo por 3 a 1 e mantém distância contra rivais na ponta do Brasileirão
Everton Ribeiro e Manoel Comemoram terceiro gol do Cruzeiro (Foto: Cristiane Mattos / Futura Press)
O encontro entre o líder do Campeonato Brasileiro e um dos times do Z-4 pressupõe pressão e domínio absoluto de um dos lados, certo? Não exatamente. O líder Cruzeiro suou muito para conseguir construir o resultado que o mantém na ponta da tabela do Brasileirão, agora com 22 pontos. Apenas no segundo tempo, e com ajuda de um gol contra para iniciar o triunfo, o time celeste derrotou o Vitória por 3 a 1, pela 10ª rodada da competição, mantendo o ritmo de vitórias que tinha antes da Copa do Mundo. O Rubro-Negro, que foi bravo e valente na maior parte do tempo, porém ineficaz na sua missão de parar a Raposa, é o vice-lanterna, com apenas sete pontos.
O Vitória resistiu à pressão do Cruzeiro por 60 minutos, quando o zagueiro Alemão fez um gol contra incrível e desestruturou a equipe baiana. O gol fez surgir a inevitável piada de que só alemães marcam gol no Mineirão, lembrando a derrota do Brasil para a Alemanha, por 7 a 1, na Copa do Mundo, no mesmo estádio, pelas semifinais. Depois disto, a equipe baiana sucumbiu às próprias limitações e virou presa fácil para a mineira, sofrendo mais dois gols, marcados por Ricardo Goulart, artilheiro isolado do Brasileirão com seis gols, e Éverton Ribeiro. Nos acréscimos, Ayrton descontou de falta.
Os dois times voltam a campo no domingo, às 16h (de Brasília). O Cruzeiro vai ao Pacaembu, em São Paulo, enfrentar o Palmeiras. O Vitória recebe o Corinthians, às 18h30 (de Brasília), no Barradão, em Salvador.
Domínio sem gols
A pressão do Cruzeiro foi total no primeiro tempo. Tanto que, enquanto o goleiro Fábio foi praticamente um espectador do jogo, Wilson se destacou como principal homem em campo. O time mineiro trocou passes, girou a bola de um lado para o outro e teve várias oportunidades para marcar. Mas parou no goleiro do Vitória ou na afobação de seus próprios atacantes. A equipe baiana só teve um momento marcante antes do intervalo, mas nada que assustasse Fábio.
O ritmo do Cruzeiro foi diminuindo com o passar tempo. Por sua vez, o Vitória adiantou a marcação e conseguiu dar tranquilidade a Wilson por alguns minutos. Satisfeito com o 0 a 0, os baianos respiraram aliviados com o final da primeira etapa.
Mesmo ritmo
No segundo tempo, o panorama permaneceu o mesmo. O Cruzeiro pressionando e o Vitória se defendendo de todas as formas. Até que o zagueiro Alemão resolveu fazer o que nenhum atacante cruzeirense tinha conseguido até então: vencer o goleiro Wilson. Aos 17 minutos, Éverton Ribeiro fez um cruzamento despretensioso para a área e Alemão cabeceou contra o próprio gol para abrir o placar no Mineirão.
O lance bizarro do defensor rubro-negro desmontou o Vitória, que se abriu totalmente e foi envolvido até com facilidade pelo Cruzeiro. À vontade, Raposa ampliou o placar para se consolidar ainda mais na liderança do Brasileirão. Aos 25 minutos, Ricardo Goulart marcou de cabeça, entrando como um raio no meio da zaga do Vitória. Cinco minutos depois, Éverton Ribeiro deu números finais ao jogo, ao aproveitar passe de Goulart e soltar um petardo e estufar as redes de Wilson. O gol de Ayrton, aos 46, não deu esperanças aos baianos, já que faltavam apenas dois minutos para o término, e o placar se consolidou: 3 a 1 para os mineiros.
1992 visitas - Fonte: globoesporte.com