No recomeço do Campeonato Brasileiro, após a parada para a Copa do Mundo, o Cruzeiro enfrentará nesta quinta-feira, às 21h, no Mineirão, o Vitória, oponente que traz ótimas recordações para a China Azul.
Foi diante da equipe baiana que a Raposa confirmou a conquista do tricampeonato brasileiro no ano passado, ao vencer, em pleno Barradão, o time da casa pelo placar de 3 x 1, em jogo válido pela 34ª rodada do certame, com gols de Willian, Júlio Baptista e Ricardo Goulart.
No mesmo ano, também pelo Brasileirão, o Cruzeiro já havia goleado o Vitória por 5 x 1, no Mineirão, pela 15ª rodada da competição, resultado este que se configurou como o terceiro maior triunfo, em diferença de gols, do Maior de Minas sobre o adversário soteropolitano.
Se nos últimos embates entre os clubes, a Raposa tem levado vantagem, o mesmo pode se dizer quando se fala do retrospecto geral do duelo. Em toda a história, as equipes se enfrentaram 42 vezes, com 25 vitórias celestes, seis empates e 11 vitórias do time baiano, que fez 50 gols, enquanto que o Maior de Minas marcou 85.
Pelo Campeonato Brasileiro, já foram realizadas 30 partidas entre as equipes. O Cruzeiro venceu 18, empatou 5 e perdeu sete, marcando 64 gols e sofrendo 35.
Em Minas Gerais, o histórico frente ao Vitória é ainda mais favorável ao Clube celeste. Em 19 jogos, quase todos realizados no Mineirão, com exceção de uma partida realizada em 2010, no estádio Ipantigão, o Cruzeiro acumulou 16 triunfos, um empate e somente duas derrotas, marcando 50 gols e sofrendo apenas 12.
Em 2013, o Cruzeiro bateu o Vitória por 3 x 1, no Barradão, e conquistou o tricampeonato brasileiro (Cruzeiro/Divulgação)