Marquinhos está na expectativa da estreia em partidas oficiais (Foto: Tarcísio Badaró)
Mesmo com toda a concorrência e as várias opções do elenco do Cruzeiro, o recém-contratado Marquinhos pode ter a primeira oportunidade nesta quinta-feira, contra o Vitória. Ex-jogador do tricolor baiano, ele treinou entre os titulares na atividade dessa terça, e pode ser a opção de Marcelo Oliveira para o retorno do Brasileirão.
- Ainda não sei, não conversou nada comigo. Mas venho trabalhando, respeitando a todos, e buscando meu espaço. Se vou jogar, titular ou não, vou torcer para a equipe vencer, que é o mais importante.
O caminho acabou se abrindo para Marquinhos. Titular mais habitual da posição, Dagoberto se recuperou há pouco de lesão e ainda não retomou o ritmo de jogo ideal. Tão titular quanto Dagoberto, Willian está fora, já que o contrato de empréstimo com o Cruzeiro expirou. Enquanto o time celeste não acerta os detalhes para a permanência do ‘bigode’, ele segue treinando a parte. Sensação da intertemporada, Alisson seria o dono da vaga, mas voltou lesionado. Com isso, Marquinhos ser o titular pela esquerda e reencontrar um velho companheiro: o atacante Marcelo Moreno, com quem jogou na base do Vitória.
- Ele (Marcelo Oliveira) pediu para eu jogar como vinha jogando antes. Ajudando sempre na marcação do meio campo e ajudando o ataque. Fico feliz de jogar da maneira que gosto. Não vou ter dor de cabeça para me adaptar.
Marquinhos espera se adaptar é ao Cruzeiro. Integrar o elenco do atual campeão brasileiro é tratado por ele como uma chance especial. Aos 24 anos, com passagens por Palmeiras e Flamengo, o jogador revelado na base do rubro-negro baiano contou um pouco sobre o percurso até chegar a Toca da Raposa, em particular sobre o drama familiar vivido quando perdeu dois irmãos e cogitou abandonou o futebol.
- (Minha história) é meio triste e meio feliz, por tudo que passei. Queria desistir de jogar futebol, mas com a força dos meus pais e amigos que estou aqui. Pensei em desistir quando perdi o meu irmão, depois perdi outro. Mas ergui a cabeça junto com a minha família, continuei no meu trabalho para dar mais alegria para minha família, que é o mais importante.
Jogador de velocidade, Marquinhos nunca foi um artilheiro, mas ficou marcado por gols. Justamente em momentos pessoais difíceis ele acabou deixando sua marca. Na Bahia, ganhou o apelido de ‘artilheiro triste’, pois não comemorava os gols marcados logo após a morte do irmão, em 2011. Menos de dois anos depois, o fato se repetiu, quando o outro irmão faleceu.
Marquinhos falou da importância da família, em especial da mãe, na permanência e recuperação dele no futebol. Além dos momentos tristes, lembrou a boa época de infância, em Prado, no sul da Bahia. Antes de ser jogador profissional, Marquinhos foi um péssimo vendedor de ‘geladinho’, o chup-chup, em BH, e sacolé, em outros lugares do Brasil.
- É verdade. Quando eu ia para a escola, chegava em casa e ela (mãe dele) já estava com o geladinho no isopor pra eu vender. Eu falava que ia vender, mas quando chegava na rua deixava lá e ia jogar bola. Eu falava com ela que não conseguia vender, mas na verdade estava era largado. Às vezes eu mandava meus amigos tomar conta, mas eles chupavam o sacolé, quando eu chegava em casa não tinha como repor para minha mãe.
Pelo Cruzeiro, Marquinhos pode fazer seu primeiro jogo oficial contra o ex-time (Foto: Felipe Oliveira/EC Vitória/Divulgação)
Marquinhos pode ter a primeira oportunidade oficial pelo Cruzeiro (ele participou dos amistosos nos Estados Unidos) diante do clube que o revelou e no qual estava até o meio do ano. Ele destacou a expectativa por um Vitória fechado nesta quinta-feira, o que exigirá paciência do Cruzeiro.
- A gente sabe que vai ser um jogo muito difícil. Joguei muito tempo lá e sei como eles são fora de casa, é um time que vem com uma postura diferente. Sabemos da dificuldade que vamos encontrar, mas acho que o caminho mais fácil é pelas laterais. É onde eles dão mais espaço. Mas vamos ter que ter tranquilidade para fazer uma grande partida e sair com os três pontos.