Marcelo Grohe é o líder na parcial do Armandão
(Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)
Para infelicidade de muitos, a Copa do Mundo acabou. Porém, para a alegria do torcedor brasileiro, o Campeonato Brasileiro está de volta já nesta quarta-feira (16). Se o nível técnico não é o mesmo, a vontade de ver seu time em campo faz com que o torneio nacional volte a ser o foco da torcida. E, com o reinício do Brasileirão, o Troféu Armando Nogueira segue de olho nos atletas para eleger os melhores jogadores da competição.
Após nove rodadas disputadas antes da pausa para a Copa do Mundo, o goleiro Marcelo Grohe, do Grêmio, é quem tem a maior média entre os atletas, com 7,11. Apesar da liderança, ele vem em queda, já que chegou a apresentar 7,55 na última parcial. Grohe chegou a ser o craque da 5ª rodada, recebendo nota 9,0 após sua atuação contra o Fluminense.
Porém, logo atrás, estão três jogadores com média 7,00 em atuações. Os cruzeirenses Ricardo Goulart e Marcelo Moreno fazem jus à campanha do líder do campeonato. Além disso, os dois dividem a artilharia do Brasileirão, com cinco gols. Junto a eles está Aránguiz, do Internacional. O volante ainda teve ótima participação na Copa do Mundo, pelo Chile, e deve chegar ainda mais motivado.
Artilheiros do Brasileirão, Goulart e Moreno estão em segundo na parcial (Foto: Troy Taormina / Light Press)
Por posição, as laterais tem Edílson (Botafogo) e Pará (Bahia) como líderes de seus respectivos setores do campo. Os zagueiros GIl (Corinthians) e Lúcio (Palmeiras) têm a mesma média - 6,50 - e são os melhores defensores. Entre os meio-campistas, Ganso (São Paulo) vem logo atrás de Ricardo Goulart, com média 6,83, ocupando um lugar também no top 5 geral. E, entre os atacantes, além de Moreno, Diego Tardelli (Atlético-MG) e Emerson (Botafogo) ostentam boas médias.
É importante ressaltar que cada craque da rodada recebe bônus de 0,05 somado à sua média geral. Para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato, é preciso que tenha disputado, ao menos, 40% dos jogos de sua equipe no Brasileirão. A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores da Série A. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com a pontuação dos atletas no Cartola FC.