O Brasil não deverá ter vida fácil contra a Colômbia nesta sexta-feira, no Castelão, pelas quartas de final da Copa do Mundo, e não precisa ir muito longe para comprovar que a geração colombiana é mesmo muito forte. No dia 14 de novembro de 2012, num amistoso em Nova Jersey, nos Estados Unidos, as duas seleções empataram por 1 a 1, com direto a gol de Neymar e um pênalti perdido pelo atacante, que na época ainda vestia a camisa 11. Além disso, James Rodríguez e Cuadrado já mostravam que podiam decidir qualquer jogo (assista ao video).
Ainda sob o comando de Mano Menezes, o Brasil saiu atrás do placar, com um time semelhante ao atual, com seis jogadores que também estiveram na estreia da Copa. Aos 43 minutos do primeiro tempo, James Rodríguez deu belo passe à la Ronaldinho Gaúcho para Cuadrado, que passou nas costas de Leandro Castán, entrou na área e bateu cruzado. Diego Alves ainda tentou, mas deixou a bola passar.
Com boa atuação do goleiro Ospina, que também é o titular colombiano na Copa do Mundo, o Brasil sempre parava nas mãos do adversário. Mas, aos 18 minutos, Neymar avançou pela esquerda, driblou dois marcadores e bateu colocado, empatando a partida. Mas, de herói, Neymar passou a vilão aos 35 minutos. Daniel Alves foi derrubado por Armero e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o chute de Neymar passou longe, bem longe do gol, por cima do travessão.
Neymar isola pênalti que poderia dar vitória ao Brasil contra a Colômbia (Foto: Wagner Azevedo / Ag. Estado)
Do time do Brasil que estreou na Copa do Mundo, seis jogadores estiveram neste amistoso em solo americano: Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Paulinho, Oscar e Neymar. Do lado da Colômbia, o time de José Perkeman também tinha seis jogadores que estrearam pela seleção: Ospina, Yepes, Cuadrado, Carlos Sanchez, Armero e James Rodríguez.