O Cruzeiro tem no elenco aquele que surgiu como um novo Neymar do futebol brasileiro. De aparência, estatura e estilo de jogo parecidos ao atacante do Barcelona, Neílton chega ao Cruzeiro com a missão de fazer jus às comparações ao principal nome da Seleção de Felipão depois de uma passagem irregular e conturbada pelo Santos.
Neílton assinou por quatro temporadas com o clube celeste, que adquiriu 40% dos direitos econômicos adquiridos do jogador. O restante dos direitos se divide entre o Santos, com 15%, e o jogador, com 45%. Ele recebia cerca de R$ 9 mil na Vila Belmiro, e não se interessou pela proposta de R$ 30 mil feita pelo clube praiano.
No Cruzeiro, Neílton terá concorrência. Se for disputar posição no ataque, terá que superar Marcelo Moreno, Júlio Baptista e Borges. Se, por acaso, for aproveitado na linha de três meias, usada pelo técnico Marcelo Oliveira, os concorrentes serão Éverton Ribeiro, Dagoberto, Willian, Ricardo Goulart e o também recém-contratado Marquinhos.
Confira os principais momentos de Neílton com a camisa santista:
Renovação conturbada com o Santos
Neílton começou a negociar a renovação do Santos em agosto de 2013. As conversas se estenderam até o início deste ano, mas não houve acerto entre o clube praiano e a jovem promessa. A pedido da diretoria santista, o atacante foi afastado da equipe sub-20 que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Durante a última temporada, viveu um sobe-desce: foi rebaixado e promovido do elenco principal do Santos em várias oportunidades.
Especulações
As atuações de Neílton dentro de campo chamaram a atenção de outros clubes. Corriqueiramente, o nome da jovem promessa foi relacionado a times que estariam interessados na contratação do “Novo Neymar”. No exterior, foi especulada a possibilidade de ele defender o Tottenham, da Inglaterra, e o Sevilla, da Espanha.
Neílton também teve o nome relacionado ao Botafogo.
Nos primeiros dias de 2014, a contratação do jovem jogador era praticamente certa. O atleta admitiu a possibilidade de defender o time da estrela solitária e chegou a elogiar clube e torcida botafoguense. No entanto, as negociações não avançaram, e o jogador acabou fechando com o Cruzeiro.
Estilo
Neílton chama atenção fora de campo. Desde muito jovem tem o futebol comparado ao de Neymar. E ele adotou o estilo do craque do Barcelona: roupas estilosas, joias, óculos e tatuagens espalhadas pelo corpo. O cabelo é o mais semelhante. A jovem promessa do Santos por diversas vezes utilizou o penteado parecido com o de Neymar: moicano ou descolorido.
Para não dizer que Neymar é a única influência no visual de Neílton, o jogador mostrou o penteado, uma vez, muito parecido com o do italiano El Shaarawy, atacante do Milan.
Fã de selfies
A nova contratação do Cruzeiro não perde a oportunidade de registrar os momentos de descontração nas folgas e postar nas redes sociais. Neílton tem o costume de alimentar, com fotos, a página pessoal que tem na rede social o Instagram. Ao lado, principalmente, da namorada Juliana Paulesini e de amigos, o atleta publica fotos na piscina e nos momentos de folga.
Garoto problema?
O estilo do garoto Neílton, às vezes, pode ser confundido com marra. O atacante, que mostra ser bem sociável nos bastidores, já teve alguns problemas no período do Santos. A imprensa, em 2013, noticiou em várias oportunidades que o jovem teria problemas com Claudinei Oliveira, o então treinador do Peixe.
Na época, Neílton que tivesse tido algum tipo de atrito com o treinador.
Outro novo Neymar
O Cruzeiro já havia apostado em outra promessa do Santos. Jean Chera foi contratado para as categorias de base do clube celeste, mas não vingou e já deixou o clube mineiro. Ele despontou na base do Santos como a grande promessa do futebol brasileiro, mas não conseguiu dar prosseguimento à carreira.