Mesmo com o Campeonato Brasileiro bem no inicio, os números já começam a ser utilizados por diretores e treinadores em busca de crescimento ou mudanças para a sequência do torneio nacional. Para o técnico Marcelo Oliveira o trabalho de motivação é mais simples. Após vencer o Flamengo por 3 a 0, em Uberlândia, o treinador analisa as tabelas de 2013 e 2014 e consegue mostrar que a campanha deste ano já é superior.
O Cruzeiro já conquistou 19 pontos no Campeonato Brasileiro de 2014. O objetivo traçado pelo treinador cruzeirense foi atingido, já que a ideia era chegar até a parada para a Copa do Mundo entre os primeiros colocados. Com seis vitórias, um empate e duas derrotas, o time celeste alcançou os 19 pontos e o primeiro lugar isolado da competição – já que o Fluminense, atual segundo colocado, soma apenas 16 tentos.
Já na campanha de 2013 o Cruzeiro contava com 18 pontos – um a menos que agora. Do ano passado para agora, no entanto, o time de Marcelo Oliveira foi mais eficiente em alguns setores. No ano passado, o Cruzeiro marcou 22 gols e sofreu oito, saldo de 14. Já neste ano o time marcou 18 e levou 10, saldo de oito.
O técnico Marcelo Oliveira admite que a atual campanha celeste supera suas expectativas no Campeonato Brasileiro até o momento, mesmo por conta do Cruzeiro ter disputado algumas partidas com a equipe reserva, já que dividiu o torneio nacional com a Copa Libertadores.
“O aproveitamento foi extraordinário, acima da meta planejada. Nós tínhamos uma meta de estar entre os primeiros. E nós ultrapassamos essa meta e hoje (domingo) já tinha a perspectiva de garantir o primeiro lugar, que é muito importante nesta fase do campeonato, que está tudo embolado. Então, o aproveitamento foi bom mesmo jogando com time alternativo”, disse.
Os jogadores cruzeirenses terão agora uma folga. O time se reapresenta no dia 16 de junho e se prepara para os amistosos que serão disputados nos Estados Unidos.
Situação do Cruzeiro em 2013 e 2014 na nona rodada
2013 – líder , 18 pontos, nove jogos, cinco vitórias, três empates e uma derrota, 22 gols a favor, oito contra, saldo de 14
2014 – Líder, 19 pontos, nove jogos, seis vitórias, um empate e duas derrotas, 18 gols a favor, 10 contra, saldo de 8 tentos