O Cruzeiro inicia, nesta terça-feira (1), sua caminhada em busca do título inédito da Copa Sul-Americana. O primeiro adversário será o Unión de Santa Fe, no Estádio 15 de Abril, em Santa Fe, na Argentina, a partir das 19h (de Brasília). Leonardo Jardim e sua comissão terão um desafio táctico contra Kily González, ex-astro do futebol argentino e atual técnico da equipe vermelha e branca. Apesar dos maus resultados recentes, o treinador deve manter o esquema que vem utilizando. Rival do Cruzeiro na Sul-Americana vive mau momento na temporada; veja números
Como joga o Unión de Santa Fe O Unión utiliza o 5-3-2 como seu esquema tático. A formação pode passar por variações de acordo com o momento do jogo ou por conta das fases defensivas e ofensivas. À Itatiaia, o jornalista Hernán Díaz, da Rádio LT9, da cidade de Santa Fe, explicou como o adversário celeste funciona dentro das quatro linhas. “O esquema tático do Union é um 5-3-2. Com muita mobilidade, pode ser um 3-5-2 ou um 4-4-2”, iniciou o periodista. No time de Kily, os laterais são, por muitas vezes, protagonistas no ataque. Nesse sentido, a formação se transforma em um 3-5-2. “O 5-3-2 é esquema tático base, do início de Kily González no Unión, com os laterais com muita projeção, que acabam se somando à segunda metade do campo”, explicou Díaz. “Muitas vezes, jogam com um 3-4-1-1, mas o esquema tático é o 5-3-2. Quando o Unión está no ataque, é um 3-5-2. Não tem muitas modificações”, finalizou. Neste desenho, os lados do campo se tornam áreas importantes para a criação das jogadas. No ataque, as duplas costumam ser formadas por um homem mais centralizado na área e um jogador de maior mobilidade.
Novidades para confronto contra o Cruzeiro A imprensa argentina espera o retorno de Ezequiel Ham, que se recupera de lesão. O jogador deve retomar a titularidade na vaga de Mauro Pittón se estiver 100% fisicamente. O atacante Marcelo Estigarribia também vive expectativa de reforçar o time diante da Raposa. Assim como Ham, o atleta esteve entregue ao departamento médico nos últimos dias. Provável escalação A escalação ainda não está definida. Existem algumas disputas à parte na zaga, no meio-campo e no ataque. O provável Unión para enfrentar o Cruzeiro tem: Thiago Cardozo; Gerometta (Vargas), Paz (Ludeña), Franco Pardo, Claudio Corvalán e Mateo Del Blanco; Ezequiel Ham, Rafael Profini y Fragapane (Verde); Jerónimo Dómina e Gamba (Colazo).