O técnico Leonardo Jardim reagiu à declaração de Pedro Lourenço, dono da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, sobre “pagar cerveja” para os torcedores em caso de títulos futuros do clube. O treinador da equipe celeste, em momento descontraído no “Cruzeiro Cast”, Podcast oficial da TV Cruzeiro, foi perguntado se ele pagaria o vinho em caso de novas conquistas. É que Jardim é um pequeno produtor da bebida e de azeites em Portugal, seu país natal. “Depois do convite do Cruzeiro, quase em uma outra brincadeira, disse ao Pedrinho que vamos trazer vinhos e azeites para o Brasil. Já falei com ele, com a publicidade que fez, não vai conseguir, as produções são pequenas, com as encomendas, não vai conseguir suportar a produção este ano. Vai precisar de comprar os próximos cinco anos para entregar”, brincou. “Depois do convite do Cruzeiro, quase em uma outra brincadeira, disse ao Pedrinho que vamos trazer vinhos e azeites para o Brasil” Produtor de vinhos Leonardo Jardim transformou em negócio uma outra grande paixão: os vinhos. Em 2020, o treinador adquiriu uma quinta na região do Douro Vinhateiro, em Portugal, e passou a produzir vinhos e azeites.
Em paralelo, abriu uma loja de vinhos no Funchal, na Ilha da Madeira, onde comercializa seus rótulos. Os pais de Leonardo Jardim sempre trabalharam na agricultura e já produziam vinhos na Ilha da Madeira, onde o novo treinador do Cruzeiro foi criado - embora tenha nascido em Barcelona, na Venezuela. Logo depois de sua passagem pelo Monaco, onde ganhou alguns milhões de euros, Jardim resolveu realizar o sonho de ter sua propriedade na Região do Douro, famosa mundialmente por suas vinícolas. O terreno foi comprado pelo treinador em 2020, em plena pandemia da Covid-19. Leonardo batizou a propriedade como Quinta Jardim do Tua , no município de Carrazeda de Ansiães, localizado próximo à foz do Rio Tua e ao Rio Douro. A Quinta Jardim do Tua foi fundada em 1878 e tem 23 hectares. Nela, há vinhas de 80 anos e oliveiras de dois séculos. Para se ter uma ideia do volume produzido, a colheita de 2021 rendeu 6.500 garrafas.
O gestor da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço revelou, também no Cruzeiro Cast, que haverá cerveja gratuita para torcedores em caso de título em 2025. Pedrinho disse que a ideia já existia no planejamento para a Copa Sul-Americana de 2024 , mas o Cruzeiro acabou ficando com o segundo lugar. Se o título tivesse sido confirmado, o Cruzeiro já tinha um acordo com a Ambev, empresa fabricante de bebidas, para distribuir duas carretas de cerveja aos torcedores. “Nós estávamos confiantes de que ganharíamos a Sul-Americana, e já tínhamos conseguido a liberação de cerveja. Eu já tinha feito um pedido para a Ambev fornecer duas carretas de cerveja para nós”, afirmou.