O Itambé Minas recebeu o Sada Cruzeiro, na Arena UniBH, na noite desta quarta-feira (15) buscando manter a invencibilidade de 10 jogos seguidos e ainda dar o troco no rival das derrotas sofridas para o rival no primeiro turno da Superliga masculina de vôlei e no Campeonato Mineiro nesta temporada. Mas não é fácil derrotar um time campeão do mundo. O Sada Cruzeiro soube se reinventar na partida, após levar a virada do time da casa e venceu o jogo por 3 sets a 2, em parciais de 26/24, 23/25, 18/25, 25/16 e 15/12.
No primeiro set, os dois times se alternaram na liderança do marcador. Porém, o Sada Cruzeiro impôs seu ritmo de jogo do meio para a reta final da parcial e conseguiu ter vantagem no marcador. Ambas as equipes abusaram do saque agressivo para ter o controle do jogo e quem errou menos conseguiu levar vantagem. O Sada Cruzeiro foi quem administrou melhor essa situação, controlando melhor o sistema de recepção e assim estabilizando o seu ataque.
No set seguinte, o Itambé Minas foi resiliente e perseguiu o placar até o fim. O Sada Cruzeiro conseguiu iniciar a parcial com vantagem, apostando no saque forçado e desequilibrando nos contra-ataques. O levantador Javad distribuiu o jogo de forma homogênea e o Itambé Minas conseguiu quebrar o bloqueio cruzeirense. Assim, os minastenistas viraram o placar na parte final e aplicaram 25 a 23 no segundo set: 1 a 1.
No terceiro set, o Itambé Minas aproveitou o embalo da vitória na segunda parcial e conseguiu impor seu ritmo de jogo. Com Samuel sendo o principal desafogo do levantador Javad, os comandados de Guilherme Novaes conseguiram abrir vantagem no marcador logo no começo do set, sacando de forma agressiva e controlando o número de erros. Assim, o Sada Cruzeiro errou mais e o Itambé Minas fez 25 a 18, virando o jogo em 2 a 1.
E sem deixar por menos, o Sada Cruzeiro corrigiu o número de erros cometidos nos dois sets anteriores e conseguiu reverter a desvantagem no jogo. Sacando de forma agressiva e aproveitando os contra-ataques, Matheus Brasília jogou de forma objetiva na distribuição e os cruzeirenses conseguiram empatar a partida com 25 a 16 no quarto set: 2 a 2.
No tie-break, o Sada Cruzeiro manteve a agressividade no saque e não perdeu os contra-ataques. Assim, o sistema defensivo do time cruzeirense funcionou e o Itambé Minas se perdeu na partida com o ímpeto ofensivo da Raposa. O ataque minastenista não funcionou como nos sets vencidos pelo time da casa e os visitantes conseguiram abrir vantagem no marcador para fazer 15 a 12 no tie-break.