O gestor da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço, tem se destacado por investir em contratações para a equipe celeste. Nos últimos anos, quatro das cinco maiores transferências da história do clube foram feitas durante a gestão do empresário. Para ranquear os 15 reforços 'mais caros' da Raposa, a Itatiaia considerou o valor pago no ato da compra somado com as metas contratuais estipuladas. Dessa forma, o meia Matheus Henrique, o zagueiro Fabrício Bruno, o ex-lateral Sorín, o atacante Kaio Jorge e o volante Walace foram considerados as cinco contratações mais caras.
Apenas o ídolo Sorín não chegou ao Cruzeiro na 'era Pedro Lourenço', pois foi contratado em 2000 junto ao River Plate. Todos os valores foram corrigidos ao longo dos anos de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A lista das 15 contratações mais caras da história do Cruzeiro inclui jogadores como Rodriguinho, Matheus Pereira, Viveros, Rafael Sobis, Dedé, Ramon Ábila, De Arrascaeta, Wesley, Arthur Gomes e Willian Bigode, dentre outros. É interessante notar que alguns valores foram aproximados tendo em consideração metas contratuais, compra de percentual dos direitos econômicos ou apuração da Itatiaia.