Quase cinco meses depois da passagem de bastão entre Ronaldo e Pedro Lourenço, o Cruzeiro segue realizando mudanças no futebol. Uma delas, que aconteceu nos últimos meses, foi o retorno da equipe sub-20 à Toca da Raposa 1, centro de treinamentos destinado às categorias de base desde que a Toca 2 foi inaugurada, há 22 anos. A categoria júnior foi levada para a Toca 2 logo nos primeiros meses da gestão de Ronaldo na SAF, em 2022.
A situação foi revista com a chegada de Pedro Lourenço. O retorno da categoria para a Toca 1 em conjunto no departamento de futebol. Oficialmente, o clube informou que a medida foi uma decisão estratégica da gestão. A mudança não implica necessariamente no afastamento da base em relação ao profissional. Pelo contrário. O monitoramento do trabalho é feito de forma diária e com acompanhamento de perto por integrantes da diretoria, com visitas recorrentes do CEO Alexandre Mattos, por exemplo, e acompanhamento de jogos da equipe no Brasileirão e no Campeonato Mineiro.
A participação de jogadores da base nos treinos da equipe profissional também segue acontecendo. Nesta semana, por exemplo, alguns jogadores do sub-17 participaram de um trabalho na Toca. Dorival, Jhosefer, Kaique Kenji e Tevis, do sub-20, foram integrados recentemente às atividades do time principal. O time profissional feminino está mantido na Toca da Raposa 2, o que não será alterado. O local, inclusive, receberá os treinamentos da categoria de base feminina, prestes a ser inaugurada pelo clube.
Desde a transformação em SAF, a Toquinha tem passado por reestruturação com intuito de modernizar o centro de treinamentos inaugurado na década de 1970 e que recebeu, em diversas oportunidades, a seleção brasileira. Neste ano, o clube inaugurou o novo gramado sintético, que passou a ser o principal do centro de treinamentos e que tem recebido partidas de diferentes categorias no Campeonato Mineiro. A parte de hotelaria e demais instalações "internas" também tem passado por modernização.
Com colaboração de Danny Paiva Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv