Dois dias depois de fraturar um dos ossos do pé direito, o volante Japa, do Cruzeiro, foi operado em Belo Horizonte. Em nota enviada à imprensa, o clube celeste deu detalhes sobre o procedimento cirúrgico do meio-campista. “O Cruzeiro informa que o atleta Japa foi submetido a procedimento cirúrgico na noite desta terça-feira, no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte. A cirurgia foi conduzida pelo ortopedista Dr. Daniel Baumfeld e pelo médico do clube, Dr. Sergio Campolina, e atingiu os objetivos esperados. A previsão de alta médica é para esta quarta-feira (4).”, informou o Cruzeiro. Como publicado pela Itatiaia , o departamento médico do Cruzeiro trabalhava com a ideia de operar o volante Japa no início da semana. O jogador fraturou um dos ossos do pé direito na partida contra o Atlético-GO, no Mineirão, no último domingo (1º), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Por causa da lesão, Japa cancelou a viagem que faria à cidade de sua família, no Rio Grande do Norte.
O jogador estava com passagens compradas e viajaria logo depois do jogo contra o Atlético-GO. A intenção era aproveitar a folga concedida pelo Cruzeiro na Data Fifa. Os jogadores ganharam três dias de descanso programado e só voltarão aos treinos na próxima quinta-feira (5). Logo depois de deixar o Mineirão no último domingo, de muletas e bota ortopédica, o jogador passou por exames em um hospital localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Japa foi tranquilizado pelo departamento de futebol do Cruzeiro no que diz respeito à gravidade da lesão. De acordo com uma fonte, a recuperação de Japa após a cirurgia pode durar de seis a oito semanas. Em um cenário menos conservador, o volante poderia estar apto às atividades no mês de novembro deste ano. O osso fraturado não foi o mesmo que havia sido tratado na lesão do começo da temporada. Na partida contra o Sousa-PB, na primeira fase de Copa do Brasil, em fevereiro deste ano, Japa também havia lesionado o pé direito. O Cruzeiro não informou à época, mas a Itatiaia apurou que o volante foi operado. Nessa lesão sofrida no começo do ano, Japa precisou de dois meses para retomar às atividades junto com os demais companheiros de elenco.