Destaque do Campeonato Brasileiro com seis gols e duas assistências vestindo a camisa do Cruzeiro, Matheus Pereira enfrentará o Botafogo neste sábado (27), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, e voltará a ficar frente a frente com o Glorioso, equipe que quase defendeu em 2022.
O meio-campista era sonho de consumo de John Textor. O norte-americano, dono da SAF do clube carioca, se encantou com o jogador. Em julho de 2022, Matheus Pereira defendia o Al Hilal, mas vivia 'crise de relacionamento' com Fahad Bin Saad Bin Nafel, presidente do clube árabe.
O meia brasileiro estava insatisfeito no clube saudita, tendo perdido espaço na equipe, na época treinada por Ramón Díaz, hoje no Corinthians, e tinha vontade de atuar pelo Botafogo. O Glorioso chegou a fazer uma oferta aos árabes para contar com o jogador. No entanto, o clube da Arábia Saudita pediu cerca de 20 milhões de euros (R$ 108,8 milhões) para negociar o meia, o que afastou os cariocas. Matheus Pereira gostou do projeto apresentado pelo Botafogo e enxergava Luis Castro, hoje no Al Nassr, como diferencial.
Os dois trabalharam juntos no Chaves, de Portugal, entre 2017 e 2018, e o brasileiro via como positivo a oportunidade de trabalhar com o treinador novamente. Porém, em janeiro de 2023, o sonho do Botafogo foi finalizado com o anúncio de Matheus Pereira pelo Al Wahda, dos Emirados Árabes. Na época, Textor chegou a falar sobre a tentativa pelo meia, que escolheu o mundo árabe. “Tentamos Matheus Pereira, mas queria salário exorbitante, não consigo competir com o mundo árabe. Quando olho um jogador especial, preciso ter certeza absoluta que vai performar. Se não tiver essa certeza, prefiro confiar no trabalho do (Alessandro) Brito (head de scout do clube) de escolher com inteligência. Quero jogador que venha pelo projeto, entregue com o coração e vista com o coração essa camisa”, disse em live no site FogãoNET.
Em julho do mesmo ano, quem obteve sucesso foi o Cruzeiro, rival deste sábado. O Al Hilal, que fez jogo duro com o Botafogo, decidiu emprestar o atleta até junho de 2024. No dia 17 de junho da atual temporada, a Raposa anunciou a compra em definitivo de Matheus Pereira por 5 milhões de euros (cerca de R$ 30 milhões). Com os mineiros, o meia assinou até o final de 2026.
Próximos jogos do Botafogo: Cruzeiro (C) - 27/07, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão Bahia (C) - 30/07, 19h30 (de Brasília) - Copa do Brasil Atlético-GO (F) - 03/08, 20h (de Brasília) - Brasileirão
Próximos jogos do Cruzeiro: Botafogo (F) - 27/07, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão Fortaleza (C) - 05/08, 21h (de Brasília) - Brasileirão Atlético-MG (C) - 10/08, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão