26/10/2015 08:28
Com chances mínimas de vaga na Libertadores, Cruzeiro pode se inspirar em ano de façanha
Em 2009, Cruzeiro tinha 2% de chance na reta final e conseguiu terminar no G-4
Kleber marcou o gol que colocou o Cruzeiro no G-4 em 2009, na última rodada, na Vila Belmiro
O Cruzeiro tem pouco mais de 1% de chance matemática de se classificar para a Libertadores de 2016. Para alcançar esse sonho, a Raposa terá que vencer todos os seus seis jogos restantes no Brasileirão e torcer por tropeços dos rivais. Dessa forma, chegaria aos 62 pontos e teria 89,23% de possibilidade de terminar no G-4, de acordo com estatísticas da UFMG.
Missão muito difícil, mas não impossível. E o Cruzeiro pode se inspirar em uma façanha alcançada pelo próprio clube celeste em 2009. Naquele ano, a equipe perdeu o título da Libertadores e viveu um período de ‘ressaca’ no Brasileirão. Na 28ª rodada, a chance matemática de G-4 para a Raposa era de apenas 2%. Foi quando começou a reação.
Com uma sequência de cinco vitórias seguidas, incluindo um clássico com o Atlético e um duelo com o Corinthians no Pacaembu em que o time celeste teve um jogador expulso, o Cruzeiro entrou na briga. A série foi interrompida por uma derrota inesperada para o Fluminense, por 3 a 2, depois de abrir 2 a 0 no Mineirão e perder um pênalti. Na sequência, o clube se reabilitou com triunfo sobre o Sport na Ilha do Retiro por 3 a 2 e não perdeu mais até o fim do campeonato.
Um jogo que ficou marcado na memória dos cruzeirenses nessa arrancada foi a vitória por 3 a 2 sobre o Santo André, no Mineirão. Na comemoração do tento do triunfo, o então técnico cruzeirense Adilson Batista deu um ‘peixinho’ no gramado, seguido de uma ‘voadora’ na placa de publicidade do Mineirão.
A vitória que valeu a vaga no G-4 só veio na última rodada: 2 a 1 sobre o Santos, na Vila Belmiro. Curiosamente, o Cruzeiro chegou aos 62 pontos naquela edição. Esse é o máximo de pontos que a equipe poderá chegar em 2015, se vencer os últimos seis jogos.
Na 32ª rodada da edição de 2009, o quarto colocado era o Internacional, com 52 pontos, e o Cruzeiro já estava colado no G-4. Este ano, o último time integrante do G-4 nessa mesma rodada é o Santos, que tem 50 pontos, seis a mais que a Raposa, o que torna o desafio atual ainda mais difícil do que o da temporada 2009.
Próximos jogos do Cruzeiro:
31/10 - Avaí x Cruzeiro - Ressacada
08/11 - Cruzeiro x São Paulo - Mineirão
18/11 - Cruzeiro x Sport - Mineirão
22/11 - Palmeiras x Cruzeiro - Allianz Parque
29/11 - Cruzeiro x Joinville - Mineirão
06/12 - Internacional x Cruzeiro - Beira Rio
783 visitas - Fonte: superesportes