Após chegada de Mano e reação, Cruzeiro sonha com vaga na Libertadores (Foto: Washington Alves/Light Press)
Nunca, em nenhuma hipótese, ocasião ou possibilidade o feito ocorreu. Jamais uma equipe que está fora da primeira parte da tabela do Campeonato Brasileiro, faltando sete rodadas para o fim da competição, classificou-se à Libertadores. O Cruzeiro quer quebrar essa escrita na era dos pontos corridos. Em uma arrancada na competição, desde que Mano Menezes assumiu o time, vem somando pontos, subindo posições e ficando mais próximo do G-10. Tem 1% de chances de alcançar o feito, é claro, mas o sonho existe.
Seria um feito pouco imaginado para quem acompanhava as partidas do Cruzeiro há pouco mais de um mês. A torcida via a equipe seguindo por um caminho perigoso, sem padrão de jogo, aproximando-se da luta contra o rebaixamento, e poucos resultados sendo apresentados pelos comandados do então técnico da equipe, Vanderlei Luxemburgo.
Mas Mano Menezes veio, arrumou a cozinha azul e já está com o Cruzeiro na 11ª colocação, com 41 pontos, a distantes oito pontos do Z-4, mesma diferença para o G-4 da competição, fato que ainda o possibilita de sonhar com a Libertadores. Mas a missão não é fácil. Nunca ninguém conseguiu (veja na tabela abaixo times que conseguiram reviravoltas e chegaram à Libertadores).
Para o uruguaio Arrascaeta, o time tem que pensar em uma partida por vez, acumular o maior número de pontos possível, e, no final, ver o que pode conseguir.
- Temos que ir a partida a partida, acho que é difícil chegar nos primeiros quatro lugares, mas não é impossível. Se conseguirmos a maioria dos pontos, poderemos conseguir isso - disse o meia.
Em todos os Campeonatos Brasileiros de pontos corridos até agora, em quatro vezes, os mesmos times que estavam na zona de classificação à Libertadores, na 31ª rodada, terminaram a competição no mesmo lugar. Nas outras, equipes que estavam próximas a sete jogos do fim, conseguiram ultrapassar concorrentes que estavam na zona de classificação e garantiram vaga na Libertadores.
O último a conseguir foi o Internacional, em 2011. Na 31ª rodada, ele estava em sétimo lugar e terminou o campeonato como um dos classificados à competição. O Cruzeiro já alcançou o feito em 2009, quando estava em sexto na 31ª rodada, e terminou o Brasileiro com uma das vagas na Libertadores.