Willian está a dois gols de igualar Ricardo Goulart na artilharia do novo Mineirão (Washington Alves/Light Press)
O bigode voltou a ser um adereço obrigatório nos jogos do Cruzeiro no Mineirão. E não é para menos. Desde que Mano Menezes assumiu o comando da Raposa, Willian marcou nove gols em oito jogos, todos eles assinalados no maior palco do futebol mineiro. A boa fase em campo é tamanha que o atacante está próximo de igualar o ex-cruzeirense Ricardo Goulart como o maior artilheiro do novo Mineirão, reinaugurado em fevereiro de 2013.
Com os dois gols marcados diante do Fluminense, no último domingo, Willian chegou a 20 tentos no remodelado Gigante da Pampulha, ficando a apenas dois do ex-companheiro de clube, hoje no Guangzhou Evergrande, da China.
“Fico muito feliz pelos gols, pelo momento, a reação da equipe. Quero aproveitar ao máximo as coisas têm acontecido, os gols têm saído. É uma disputa sadia. O Goulart deixou uma marca legal de muito gols no Mineirão, e eu, que estou ainda em atividade pelo clube, tenho a possibilidade de encostar ou até ultrapassar ele. Fico muito feliz”, comentou Willian, que destacou a atmosfera positiva que o rodeia nos jogos do Cruzeiro no Mineirão. “É muito bom você se sentir bem quando joga em casa. Tenho me sentido muito bem com o calor, o incentivo da torcida, que tem feito a diferença”, acrescentou o atacante, em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva.
Com mais três jogos no Mineirão até o final do Campeonato Brasileiro – contra São Paulo, Sport e Avaí –, Willian não descarta a possibilidade de se tornar, já em 2015, o maior goleador do novo Mineirão. “Quem sabe? Tem mais três jogos no Mineirão e claro que o objetivo é conquistar as vitórias. Mas vai ser especial e gratificante marcar os gols e atingir esta meta, este número que o Goulart atingiu. Espero chegar nele, ultrapassar e depois abrir esta disputa com ele”, ressaltou.
Todos os nove gols marcados por Willian, com Mano Menezes no comandado, foram assinalados no Mineirão (Washington Alves/Light Press)
Pé na forma – Se Willian está próximo de se tornar o artilheiro do novo Mineirão, a resposta está na pontaria certeira do jogador cruzeirense.
Deslocado por Mano Menezes para o centro da área, onde se movimenta e recebe bolas mais próximo do gol, o Bigode tem índices altíssimos de acertos nos arremates com o novo treinador. Com base nos números do Footstats, 73% das finalizações do camisa 25 ganham a direção da meta, ou seja, de cada dez chutes do atacante, sete são corretos.
O impressionante número chama ainda mais atenção ao se comparar o rendimento do jogador, neste quesito, com seus dois últimos técnicos no Cruzeiro. Comandando por Luxemburgo, Willian acertava apenas 27,7% de suas finalizações, enquanto que, com Marcelo Oliveira, o índice de acertos caiu com o decorrer das temporadas. No primeiro ano com o treinador, em 2013, quando caiu nas graças da torcida, o “homem do bigode” acertava 50,8% de seus chutes, porém, nos dois anos seguintes, este número caiu para 43% e 35,8 %, respectivamente.
Segundo o atacante, o novo posicionamento em campo com Mano Menezes e as instruções de toda a comissão técnica têm sido fundamentais para que ele consiga manter um rendimento acima da média nos arremates. “Estou num posicionamento diferente, jogando como um ‘falso nove’, mais próximo da área e, pela qualidade que a equipe tem, as bolas estão chegando. Tenho treinado bastante, recebido instruções do Mano, do Sidney (Lobo, auxiliar técnico), do Deivid, que foi um grande artilheiro. Fico feliz em estar finalizando bem, porque se a bola não entrar, pode sobrar um rebote para alguém, criando uma situação de perigo para o goleiro”, analisou.
E não é apenas o índice de acerto nas finalizações de Willian que cresceu após a chegada de Mano Menezes. Mais confiante, o atacante tem arriscado mais, acumulando uma média de 3,25 chutes por partida. Com Luxemburgo, a média era de apenas 1,6 e, com Marcelo Oliveira, em todo o período que comandou o Cruzeiro, a média de finalizações do camisa 25 oscilou entre 1,6 e 2,1 chutes por jogo.
Mais adiantado no ataque, Willian tem finalizado mais vezes durante as partidas (Washington Alves/Light Press)
Atuando como centroavante, Willian brinca ao falar da responsabilidade de ser o homem gol do Cruzeiro. Segundo ele, os próprios companheiros têm comentado sobre seu novo perfil. “A bola tem chegado e tenho finalizado bastante, realmente. Até brinco com o Willians, com pessoal de trás, e falo que eles têm que passar a bola para mim para eu poder chutar. Eles ficam brincando que eu estou chutando muito, mas agora estou na frente, sou a referência e sou eu quem tem que finalizar. Mas isso acontece de uma forma sadia. Quando a gente pode passar para um companheiro mais bem colocado, a gente faz o passe”, encerrou o atacante.
Confira os principais artilheiros do novo Mineirão:
1 – Ricardo Goulart – 22 gols
2 – Willian – 20 gols
3 – Dagoberto – 17 gols
4 – Borges, Everton Ribeiro e Marcelo Moreno – 12 gols
5 – Vinícius Araújo – 9 gols