logo

20/10/2015 19:27

Minas Gerais se junta a Rio Grande do Sul e Santa Catarina e oficializa apoio à Liga Sul-Minas-Rio

Federação Paranaense ainda está reticente; cariocas não querem torneio em 2016

Minas Gerais se junta a Rio Grande do Sul e Santa Catarina e oficializa apoio à Liga Sul-Minas-Rio
Castellar Neto disse que chegará em reunião da CBF legitimado por decisão de clubes filiados

Uma reviravolta nessa segunda-feira, no Rio de Janeiro, marcou o rompimento das relações entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a direção da Liga Sul-Minas-Rio. A entidade máxima do futebol nacional fez ressalvas sobre a disputa da Primeira Liga já em 2016, convocou assembleia para a próxima terça-feira, e revoltou Alexandre Kalil, diretor-executivo da entidade criada pelos clubes. Representantes das federações estaduais, no entanto, revelaram apoio à Liga.

Exceto os presidentes das federações do Paraná e do Rio de Janeiro, mandatários das entidades de Minas (FMF), do Rio Grande do Sul (FGF) e de Santa Catarina (FCF) mostraram unidade na defesa aos clubes para disputa da competição a partir da próxima temporada. À Rádio Itatiaia, Castellar Guimarães Neto, presidente da FMF, disse que a maioria dos filiados apoiou a realização do torneio.

“Buscamos colocar todos os 12 clubes interessados em uma mesa redonda, de uma forma legítima e democrática, e ao final, por oito votos a três, com uma ausência, os clubes decidiram que, cumpridos os requisitos apresentados por Cruzeiro, Atlético e América, a competição pode acontecer, não haverá prejuízos para o nosso estadual”, revelou.

Almoço no Rio Grande do Sul

Novelletto disse que apoia competição em 2016

Presidente da Federação Gaúcha, Francisco Novelletto Neto também reforçou a decisão de apoiar o torneio já em 2016, mas em moldes que foram revistos pela direção da Liga Sul-Minas-Rio. O mandatário revelou ao Superesportes que almoçou com Alexandre Kalil nesta terça-feira e disse que apoiará a Primeira Liga.

“Com quatro, cinco datas, não sou otário, não sou louco. Assim eu aceito. Meus dois principais clubes querem, então tenho que abraçar”, disse o mandatário, que criticou a CBF pela convocação de uma assembleia na próxima semana. “Deu um nó no meu cérebro. Já existe a Copa do Nordeste, a Copa Verde, e não precisou de nenhuma assembleia para essas ligas. Quando li a convocação da assembleia extraordinária não consegui entender o que eles querem”, questionou.

Entusiasta da Sul-Minas-Rio desde o início das negociações, o presidente da Federação Catarinense, Delfim Peixoto, reforçou a opinião do colega gaúcho. “Estou deveras admirado, porque na Copa Nordeste não convocaram assembleia nenhuma, a Copa Verde da mesma forma. Agora, que é a Sul-Minas-Rio, vão fazer reunião? Isso é uma grande piada. Ridículo. É uma decisão medíocre da CBF”, disparou.

Paraná no meio do caminho e Rio radical

Ferj é o grande empecilho para Sul-Minas-Rio

Presidente da Federação Paranaense, Hélio Cury concordou com a decisão da CBF de convocar reunião com os representantes para a próxima semana. Ele ainda criticou a organização da Liga que não convidou a Federação para nenhum encontro realizado nos últimos meses. “Estou ao lado das coisas corretas. Se tivessem feito reuniões, seria diferente. Mas não foi o que fizeram”, pontuou.

Para Delfim, a opinião de Helio é conhecida, mas o acordo acontecerá. “Ele tem um problema grande com o Atlético Paranaense e com o Coritiba, mas acho que conversando direito, dá para convencer a Federação Paranaense”, disse o presidente da entidade catarinense, que revelou o outro extremo das negociações, protagonizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).

“Não vamos conseguir nada é com o Rubinho (Rubens Lopes, presidente da FERJ), porque ele quer mandar em tudo. Faz o que quer, e isso nós não aceitamos de forma alguma”, disse.

Na última sexta-feira, o mandatário carioca já havia disparado contra a realização da Liga. “Não acredito que a CBF cometa uma ilegalidade, e o presidente não é inconsequente. Em 2016, a competição não acontece”, disse.

Reunião decisiva em BH

A Sede Administrativa do Cruzeiro, no Barro Preto, receberá na próxima sexta-feira reunião decisiva sobre a realização da Primeira Liga. “Vamos ver todas as questões técnicas na reunião aí em Belo Horizonte, sexta-feira. Os clubes é que vão decidir na sexta-feira. Se precisar, e não houver nenhuma implicação legal, a Federação Catarinense estará aí para ajudar a disputa”, ressaltou Delfim Peixoto.

783 visitas - Fonte: Super Esportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Mineiro

Qua - 19:00 - Arena BRB Mané Garrincha -
X
Athletic Club
Cruzeiro

Mineiro

Dom - 20:00 - Governador Magalhães Pinto
1 X 0
Cruzeiro
Tombense