19/10/2015 16:51
Entenda por que o uniforme branco ajudou os jogadores do Cruzeiro contra o Fluminense
Clube deixou tradicional camisa azul de lado na partida desse domingo, no Mineirão
Gilmar Laignier /Superesportes
Existe um clichê no futebol que diz que uma partida pode ser decidida em detalhes dentro de campo. Pois fora das quatro linhas os clubes também se apegam a pequenos pormenores para ampliar suas chances de vitória, ou até mesmo para proporcionar aos atletas uma condição melhor de rendimento.
Foi o que o Cruzeiro fez nesse domingo, no jogo contra o Fluminense, no Mineirão. Na sexta-feira, os termômetros de Belo Horizonte registraram a temperatura recorde de 37,4ºC. Preocupado com o desgaste provocado por um jogo às 11h, o clube optou por utilizar um uniforme todo branco. “Foi uma iniciativa que partiu do Bruno Vicintin (vice-presidente de futebol) e foi acatada, para amenizar os efeitos do calor”, confirmou o diretor de comunicação celeste, Guilherme Mendes.
No domingo, dia do jogo, o clima foi mais ameno do que nos dias que antecederam a partida. A temperatura máxima na capital mineira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, foi de 31,2ºC, ainda assim considerada alta.
De acordo com o físico Maximiliano Martins, pesquisador e professor da Comissão Nacional de Energia Nuclear, a atitude do Cruzeiro não foi em vão. “De fato, o branco reflete mais e o escuro absorve mais a radiação luminosa, que vai se transformar em calor. Isso não é besteira, é um fato. O Cruzeiro utilizou um uniforme que absorveu menos, o que resultou em uma sensação térmica melhor”, confirmou o físico.
Como o Cruzeiro jogou todo de branco, forçou o Fluminense a utilizar um uniforme mais escuro. O Tricolor optou por vestir as cores verde e azul. “Essa é uma estratégia válida, do ponto de vista da física. Se você sair de casa em um dia de sol com uma camisa branca, vai sentir menos calor do que com uma camisa preta, por exemplo. O uniforme do Fluminense certamente absorveu muito mais a luz do que o do Cruzeiro”, completou o pesquisador.
Obviamente, diversos são os fatores que influenciam o desempenho dos jogadores em campo, além da sensação térmica. Mesmo não podendo ‘medir’ a eficácia da iniciativa cruzeirense de optar pelo uniforme branco, o técnico Mano Menezes aprovou a performance física dos seus jogadores.
“Tivemos um volume de jogo que é raro para esse horário. É difícil colocar intensidade num calor como esse. Muitas vezes chegamos na última parte da equipe com a bola trabalhada no chão. Tenho ficado muito satisfeito com isso”, constatou.
Corinthians usou estratégia em clássico
Em setembro, o Corinthians também utilizou a mesma estratégia no clássico contra o Santos, no Itaquerão. Como era mandante, o Timão optou por jogar todo de branco, forçando o adversário a entrar em campo com camisa listrada, calção preto e meião preto. O time da casa acabou vencendo o duelo por 2 a 0.
1485 visitas - Fonte: LANCE!Net