logo

19/10/2015 09:29

Mano pede paciência com Damião, mas indica manutenção de esquema sem centroavante

Treinador do Cruzeiro vê "desperdício" em utilizar Willian para acompanhar lateral

Mano pede paciência com Damião, mas indica manutenção de esquema sem centroavante
Leandro Damião marcou pela última vez em derrota do Cruzeiro para o Palmeiras, na Copa do Brasil

Nesta segunda-feira, Leandro Damião chega a dois meses sem marcar gols. Na vitória do Cruzeiro sobre o Fluminense, nesse domingo, ele teve uma claríssima chance para balançar as redes, mas chutou para fora depois de driblar Diego Cavalieri. O momento do camisa 9 levou a um apelo do técnico Mano Menezes para que os torcedores tenham paciência.

“Quando as peças estão no lugar, é muito melhor para quem precisa entrar. Assim vamos ter de recuperar o Damião. Peço um pouco de paciência para o torcedor. Ele teve a chance de fazer o gol (contra o Fluminense), foi preciosista demais. Ele voltará a fazer gols. Centroavante vive disso. A equipe se ajustou com mais mobilidade”, disse.

Por enquanto, Leandro Damião não deverá ter nova chance entre os titulares. Mano Menezes indicou a preferência pela manutenção de um esquema tático sem centroavante. A alternativa com um homem de área ficará para situações específicas de jogo.

“Penso que um centroavante fixo, dentro do miolo da defesa, reduz a capacidade da equipe de criar jogadas ofensivas. Já tomei bastante pau por achar isso há algum tempo. Ele (Leandro Damião) também precisa se adaptar a uma nova maneira de jogar. Às vezes é cômodo querer ficar fazendo pivô, e os zagueiros têm mais facilidade de marcar. Foi difícil para os zagueiros do Fluminense encontrarem Arrascaeta e Willian. Penso que o futebol de hoje exige isso. Às vezes, você precisa mudar a característica de jogo. Um plantel, um elenco tem de ser formado por características diferentes”, explicou.

Autor de nove gols em oito participações sob o comando de Mano Menezes, Willian é quem deverá seguir como a principal referência de ataque do Cruzeiro. “Conheci o Willian no Figueirense, e ele não jogava na beirada. Ele jogava mais por dentro. Acho desperdício trazer um jogador com esse poder de decisão para marcar lateral. Aí você saí daqui de trás. A gente preferiu dar essa tarefa para o Willians, que é mais operário, e dar a função de definir para o Willian. A gente o viu crescer e, por isso, o colocamos mais por dentro”, salientou o treinador.

Para a próxima partida, contra o Goiás, Mano será obrigado a mudar o ataque do Cruzeiro. Titutlar nas últimas quatro partidas, Allano cumprirá suspensão automática por três cartões amarelos. Durante a vitória sobre o Fluminense, ele foi substituído por Marcos Vinícius.

22284 visitas - Fonte: superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Mineiro

Qua - 19:00 - Arena BRB Mané Garrincha -
X
Athletic Club
Cruzeiro

Mineiro

Dom - 20:00 - Governador Magalhães Pinto
1 X 0
Cruzeiro
Tombense