Alex comandou a goleada do Cruzeiro por 5 a 2 no Fluminense (Foto: Carlos Roberto / Futura Press)
Neste domingo, às 11h, o Cruzeiro recebe o Fluminense no estádio do Mineirão em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O programa "É Gol!!!" mergulhou no passado do confronto e relembrou uma partida entre as duas equipes, em 2003, ano em que os mineiros conquistaram a Tríplice Coroa (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão) e golearam o Tricolor por 5 a 2.
No primeiro ano em que o Campeonato Brasileiro foi disputado no sistema de pontos corridos, 24 equipes buscavam a taça. Porém, com um elenco estrelado, comandado pelo craque Alex, o Cruzeiro foi muito superior a todos os outros times e sagrou-se campeão com muitas rodadas de antecipação. No jogo da entrega do troféu, a Raposa pegou um desesperado Fluminense para fugir do rebaixamento. Os cariocas até saíram na frente do placar, aos 25 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta de Rodolfo e um frango do goleiro Gomes.
Apesar do início ruim, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo não se abateu e voltou para o segundo determinado a fazer a festa dos torcedores que lotaram o Mineirão. Logo aos quatro minutos da etapa complementar, o atacante Mota aproveitou cruzamento de Maurinho da direita e empatou o jogo. Aos 17, Alex mostrou toda sua categoria: ele recebeu da esquerda, dominou e tocou por cobertura do goleiro Kleber, para marcar um golaço. A máquina cruzeirense não parou e, aos 26 minutos, foi a vez de Márcio Nobre se aproveitar da bobeada tricolor e ampliar.
Aos 33 minutos do segundo tempo, novamente Alex marcou para o Cruzeiro. O craque da camisa 10 recebeu livre na entrada da área e soltou uma bomba indefensável para fazer 4 a 1. No minuto seguinte, o Fluminense descontou com o lateral Jadílson, após chute de longe e desvio no zagueiro Cris para matar o goleiro da Raposa. Para fechar a goleada de 5 a 2, o veterano Zinho driblou o volante Marcão e chutou forte de esquerda, aos 44 minutos da etapa complementar.
Com a vitória, o Cruzeiro chegou as 97 pontos na penúltima rodada e fecharia o Campeonato Brasileiro de 2003 com incríveis 100 pontos. Já o Fluminense precisou chegar na última partida do Nacional pressionado pela necessidade dos três pontos. E com o triunfo sobre o Juventude, no Maracanã, a equipe tricolor alcançou os 52 pontos e terminou a competição na 19ª colocação. Fortaleza e Bahia foram rebaixados à série B com 49 e 46 pontos, respectivamente.
Cruzeiro: Gomes; Maurinho, Edu Dracena, Cris e Leandro; Wendel (Zinho), Augusto Recife (Felipe Melo), Maldonado e Alex; Márcio Nobre e Mota. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Fluminense: Kleber; Jadílson, Rodolfo (Antônio Carlos), César e Junior César; Esquerdinha, Thiago Ramos, Marcão e Sidnei; Marcelo Macedo e Romário. Técnico: Renato Gaúcho.