As chances de rebaixamento são pequenas, e conseguir uma vaga no G-4 é considerado praticamente impossível para os matemáticos. Cruzeiro e Fluminense entram em campo, no Mineirão, neste domingo, às 11h (de Brasília), para um duelo de meio de tabela. As equipes são donas de campanhas irregulares. O Tricolor chegou a ocupar a vice-liderança, mas a queda no segundo turno foi vertiginosa. Já a Raposa não conseguiu uma guinada no ano, nem com as mudanças de técnicos. O anfitrião ocupa a 13ª posição, e o visitante, a 11ª. Junto com Ponte Preta e Coritiba, o jogo é o primeiro depois do ajuste do horário de verão, os que abrem a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Sem perder há seis jogos, o Cruzeiro não pensa em outro resultado a não ser a vitória. O triunfo, além de fazer a Raposa ultrapassar o concorrente direto na tabela, aproxima o time do objetivo momentâneo no Brasileirão: acabar com o risco de rebaixamento. Para isso, Mano Menezes aposta no bom momento de Arrascaeta, que volta ao time titular e formará o trio ofensivo com Willian e Allano.
A ideia do Fluminense é clara: vencer a segunda partida consecutiva para chegar com moral elevado no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, contra o Palmeiras, no Maracanã. Apesar de o técnico Eduardo Baptista ter dito que ainda acredita no G-4, o caminho mais "simples" para chegar à Libertadores de 2016 é pela outra competição. O treinador não vai poupar jogadores. Todo o time titular joga, com exceção dos que estão entregues ao departamento médico.
André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP-Fifa) e Herman Brumel Vani (SP). O Premiere e o PFCI transmitem a partida, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.
Cruzeiro: Manoel e Bruno Rodrigo, zagueiros titulares, estão relacionados, mas não têm a escalação confirmada para domingo. Na frente, o uruguaio Arrascaeta entra no lugar de Leandro Damião. O técnico Mano Menezes deve mandar a campo o Cruzeiro com Fábio, Ceará, Douglas Grolli (Bruno Rodrigo), Paulo André (Manoel) e Fabrício; Willians, Henrique, Ariel Cabral, Allano e Arrascaeta; Willian.
Fluminense: os principais problemas de Eduardo Baptista são as laterais. Wellington Silva e Breno Lopes serão desfalques, e também Pierre. O treinador tricolor ainda tem dúvidas quanto à esquerda, que ficará entre o jovem Ayrton, do sub-20, e Gustavo Scarpa. Se Scarpa for para a lateral, Vinícius entra no meio. Desta forma o time que deve entrar em campo é: Diego Cavalieri, Higor Leite, Gum, Marlon e Ayrton (Scarpa); Jean, Cícero, Marcos Junior, Gerson e Scarpa (Vinícius); Fred.
O volante Willian Farias, o meia Júlio Baptista e o atacante Joel ainda estão na transição e não tem escalação confirmada. No departamento médico estão os zagueiros Alex, Léo e Dedé, além dos atacantes Marquinhos, Judivan, Vinícius Araújo e Alisson.
Fluminense: Breno Lopes, que está emprestado pelo Cruzeiro ao Fluminense, não jogará. No departamento médico, estão Wellington Silva, Pierre, Giovanni e Léo Pelé. Rafinha faz trabalho de transição para voltar aos treinamentos, e Jonathan ainda aprimora a forma física.
Cruzeiro: Allano, Arrascaeta, Bruno Rodrigo, Fábio, Manoel, Marcos Vinícius, Pará e Willians.
Fluminense: Marcos Junior, Pierre e Vinícius.