logo

17/10/2015 14:16

Com dieta diferente, Mano dá receita para vencer na última matinê de 2015

Jogo entre Cruzeiro e Fluminense será o ultimo desta temporada às 11h (de Brasília)

Com dieta diferente, Mano dá receita para vencer na última matinê de 2015
Mano Menezes sabe que o Cruzeiro não conseguirá manter a intensidade nos 90 minutos (Foto: Gabriel Duarte)

O horário das 11h (de Brasília) deu o que falar no Brasileirão 2015. Com médias altas de público, as partidas levaram muitas famílias aos estádios, além de terem contado com o consentimento de muitos jogadores e técnicos. O jogo entre Cruzeiro e Fluminense, neste domingo, no Mineirão, encerra os jogos da matinê, mas com uma diferença sutil. Na virada de sábado para domingo, os ponteiros relógios devem ser adiantados em uma hora, por causa do horário de verão. Ou seja, cruzeirenses e tricolores jogarão sob o sol das 10h.

A mudança de horário causa uma série de alterações na rotina dos jogadores, acostumados com partidas no meio da tarde ou à noite. Dormir mais cedo e ingerir muito líquido, além de uma dieta diferente, fazem parte do panorama dos jogos pela manhã. O treinador do Cruzeiro, Mano Menezes explicou que o café da manhã passa a ter um pouco mais de carboidratos, o que não é tão comum.

- Geralmente você não come massa no café da manhã. Eu pelo menos não tenho hábito de comer massa. É um dos alimentos que vai ajudá-los a suportar melhor durante 90 minutos e o resto está dentro do que a maioria faz.

Mas ingerir carboidratos pela manhã não significa que os jogadores vão bater um prato de macarrão às 7h. Antes do primeiro jogo do Cruzeiro na matinê, contra o Chapeconse, o zagueiro Manoel se mostrou confuso. Não sabia se comia pão ou macarrão. A nutricionista do clube, Flávia Almeida explicou melhor.

- Nada de macarrão no café da manhã (risos). Temos opções como tapioca, vários pães, pão de queijo, selecionar melhor as proteínas como ovos mexidos, cozidos, omeletes.

Mano Menezes acredita que o Cruzeiro deve manter uma postura ofensiva diante do Fluminense. O treinador pensa que essa deve ser a postura dos clubes mandantes, independente do horário. No entanto, o comandante azul tem consciência que o calor pode influenciar no ritmo da partida.

- A tendência de quem joga em casa é procurar dar uma intensidade maior ao jogo. Você não pode deixar o adversário chegar aqui e gerir o jogo da forma que ele quer. Você não consegue fazer isso durante todo o tempo nesse horário.

Estamos nos cuidando para que isso aconteça. Acho que largar na frente do placar nesse horário é importantíssimo.

O treinador da Raposa amenizou as dificuldades do jogo pela manhã com a justificativa que o Cruzeiro tem o costume de realizar treinamentos no mesmo horário.

- No futebol, a gente começa a repetir as coisas e elas se tornam verdades.

Nós treinamos muitas vezes no horário que vamos jogar. treinamos bem e os jogadores conseguem render bem. Lógico que você tem que fazer uma alimentação diferente na primeira refeição. Os profissionais competentes da área cuidam disso. A gente só orienta os jogadores para que eles não abram mão dessa refeição. Os jogadores têm alguns hábitos na parte da manhã que eles têm que mudar um pouquinho. Em Belo Horizonte, é sempre muito quente nesse horário, e a gente deixou alguns treinos assim para que acontecesse os jogos nesse horário.

No último jogo às 11h, Willian marcou quatro gols e o Cruzeiro goleou o Figueirense (Foto: Douglas Magno)

1314 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Mineiro

Qua - 19:00 - Arena BRB Mané Garrincha -
X
Athletic Club
Cruzeiro

Mineiro

Dom - 20:00 - Governador Magalhães Pinto
1 X 0
Cruzeiro
Tombense