logo

16/10/2015 16:31

“Mais enxuta”, Liga Sul-Minas-Rio terá formato de Copa do Mundo

Em entrevista, presidente do Cruzeiro explicou sobre o torneio, garantiu a presença de titulares no estadual e ainda criticou o Campeonato Brasileiro

“Mais enxuta”, Liga Sul-Minas-Rio terá formato de Copa do Mundo
Dirigente garantiu que a liga não irá interferir no desempenho cruzeirense no estadual (Armando Paiva/Fotoarena)

Buscando criar um novo campeonato de ponta para gerar renda no início da temporada, clubes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e dos estados do Sul, disputarão, em 2016, a Liga Sul-Minas-Rio. O presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, falou à Rádio Inconfidência sobre a nova competição.

Com doze equipes formando três grupos, o formato terá fase de grupos e mata-mata, num formato parecido com o da Copa do Mundo, como explicou o mandatário.

“Por ser um campeonato mais enxuto, o formato será como o da Copa. Serão três chaves de quatro equipes. Cada clube jogará no máximo cinco partidas. Os primeiros colocados se classificam, junto do melhor segundo. Assim, se enfrentarão numa semifinal em jogo único, assim como a final”, afirmou Gilvan.

Sobre colocar a equipe titular no Campeonato Mineiro, o dirigente disse que a Raposa utilizará o time principal em ambos os torneios.

“Não vai prejudicar os clubes de Minas, pois nosso estadual é enxuto, e as partidas que vão envolver os times mineiros serão no meio de semana. Então não seremos prejudicados”, disse o presidente. “Vamos honrar o contrato com a federação e jogar o Mineiro com o time principal”, garantiu.

Gilvan ainda aproveitou para criticar o módulo de divisão de cotas do Campeonato Brasileiro, e garantir que seguirá o exemplo da Barclays Premier League.

“Não queremos que continue existindo esse desnível no Brasil. Não é possível se fazer futebol com uma disparidade financeira tão grande. Daqui a pouco você vai ter dois ou três clubes figurando na Série A, e as outras equipes na Série B. A divisão de cotas será o que tem de mais moderno no futebol mundial. Terá divisão igualitária de cotas, assim como na Inglaterra”, prometeu.

A Liga Sul-Minas-Rio terá duração de dois meses, se iniciando em 28 de janeiro, e com fim no dia 30 de março. A competição deve coexistir no mesmo período dos estaduais, da Copa Bridgestone Libertadores e do início da Copa do Brasil.

1200 visitas - Fonte: Fox




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Mineiro

Qua - 19:00 - Arena BRB Mané Garrincha -
X
Athletic Club
Cruzeiro

Mineiro

Dom - 20:00 - Governador Magalhães Pinto
1 X 0
Cruzeiro
Tombense