16/10/2015 10:45
Esperança que vem do Sul
Decisivo na reação do time no empate com o Atlético-PR em Curitiba e elogiado por Mano, De Arrascaeta vive a expectativa de entrar desde o início contra o Fluminense, no Mineirão
"Treino para ser titular, mas quem decide é o treinador. O importante é estar preparado para fazer o melhor quando escalado", diz Arrascaeta
partir da chegada de Mano Menezes, no início de setembro, a torcida do Cruzeiro viu o atacante Willian reencontrar seu melhor futebol, ajudando a equipe a conquistar resultados importantes e praticamente se livrar da ameaça de rebaixamento. Agora, ela vive a expectativa de que o treinador recupere outro jogador: De Arrascaeta. O armador uruguaio entrou no intervalo do empate com o Atlético-PR, na noite de quarta-feira, na Arena da Baixada, e foi fundamental para a melhora de desempenho da equipe, reativando a esperança de que apresente o futebol que o fez se destacar em seu país.
Apresentado em janeiro como grande nome para 2015, De Arrascaeta recebeu a camisa 10, mas não conseguiu deslanchar na Toca da Raposa. Depois de encantar com dribles desconcertantes e belos gols em alguns jogos, como no primeiro das semifinais do Campeonato Mineiro contra o Atlético, também esteve apagado em outros, como nos confrontos com o River Plate pelas quartas de final da Copa Libertadores.
Entre os motivos para a melhora do uruguaio estão o aprimoramento da condição física e o desejo de voltar a ser titular, como nas primeiras 26 partidas com a camisa celeste. A última vez foi no 1 a 1 com o Avaí, em 19 de julho, no Mineirão, pela 14ª rodada do Brasileiro. “Treino para ser titular, mas quem decide é o treinador. O importante é estar preparado para fazer o melhor quando escalado”, afirma o jovem de 21 anos, que se diz completamente adaptado ao Brasil depois de 10 meses. “Sei que o futebol jogado aqui é muito disputado. Não há jogo fácil.”
O armador considera a atuação em Curitiba tão boa quanto outras desde que chegou. A diferença, segundo ele, foi ter encontrado mais espaço para atuar, além do posicionamento em campo. “Entrei da mesma forma que jogava no Uruguai. Procurei aproveitar isso para chegar rapidamente à área. Se tiver a oportunidade, espero voltar a jogar bem no domingo”, declara, referindo-se à partida contra o Fluminense, às 11h, no Mineirão.
O próprio Mano acredita ter encontrado a melhor forma de o camisa 10 atuar, pelo menos no momento. “O jogador tem potencial, basta achar uma posição. Acho que essa é a que ele pode render mais, atrás do atacante principal, caindo pelos lados. Ele tem armação, chegada e conclusão. Vamos trabalhar para ganhá-lo definitivamente, para que produza aquilo que fez com que o Cruzeiro o contratasse.”
DÚVIDA A nova chance de De Arrascaeta pode ser mesmo no domingo. Willian, que cumpriu suspensão contra o Atlético-PR, revelou ainda sentir dor no músculo adutor da coxa direita e diz que só atuará se estiver “sem incômodo e confiante”. De qualquer forma, o camisa 25 acredita que o Cruzeiro estará bem servido, até porque o companheiro voltou a mostrar bom futebol. “É bom que haja mais opções, uma dor de cabeça boa para o Mano. Quando um jogador entra e vai bem, é bom para a equipe. Todo mundo sabe da qualidade do De Arrascaeta, ele entrou superbem, e quem ganha é o Cruzeiro. Mano vai ser inteligente para escalar uma grande equipe no domingo.”
Quem também é problema para domingo é o zagueiro Manoel, que sofreu entorse no tornozelo direito e está em tratamento.
RAIO-X DO URUGUAIO
37
jogos pelo Cruzeiro
26
partidas como titular
11
saindo do banco de reservas
8
gols marcados (4 pelo Mineiro, 3 pelo Brasileiro e 1 pela Libertadores)
ATENÇÃO COM A HORA
Como o horário de verão entrará em vigor à 0h de domingo e os relógios terão de ser adiantados em 60 minutos, o torcedor do Cruzeiro deve ficar atento para não perder o início da partida contra o Fluminense, às 11h, no Mineirão. Os ingressos para o público em geral começam a ser vendidos hoje, das 10h às 18h, no ginásio do Barro Preto e na Bilheteria Sul do estádio. Os preços variam de R$ 40 a R$ 120.
885 visitas - Fonte: superesportes