12/10/2015 12:38
Há três jogos sem levar gol, Cruzeiro tenta quadra pela segunda vez no ano
Mano Menezes tem dado atenção especial ao setor defensivo, vazado apenas seis vezes sob seu comando
Com conversa e instrução, Mano Menezes arruma a defesa do Cruzeiro (Foto: Washington Alves/Lightpress)
Desde que Mano Menezes assumiu o comando do Cruzeiro, o sistema defensivo do time melhorou e passou a dar mais segurança ao time. Com o técnico, são seis gols sofridos em sete jogos, e o goleiro Fábio não vê sua meta ser vazada a três partidas. Caso isso se repita, será a segunda vez na temporada que a equipe não sofrerá gols em uma série de quatro duelos.
A primeira ocasião em que o Cruzeiro ficou quatro jogos sem levar gols em 2015 foi com o técnico Marcelo Oliveira, ainda no início da temporada, nas partidas contra o Boa Esporte (3 a 0, pela quarta rodada do estadual), Universitario Sucre (0 a 0, pela primeira rodada da Libertadores), Tupi-MG (3 a 0, pela quinta rodada do Mineiro) e contra o Huaracán (0 a 0, pela segunda rodada da Libertadores).
Sem levar gols nas vitórias sobre Chapecoense e Coritiba e no empate com o Grêmio, Mano Menezes destaca o trabalho feito pelo time desde os atacantes, que forçam a marcação na saída de bola do adversário, para facilitar o trabalho da defesa.
- O sistema defensivo é um processo que começa lá com o atacante, na retomada de bola. Exige dedicação, organização e posicionamento. Destruir é mais fácil que construir, ou menos difícil para tornar a tarefa com menos respeito, mas precisa estar bem posicionado. A partir do bom posicionamento, faz as coisas com menos desgaste e menos inteligência. Trabalho muito com a indução. Você não pode dar ao adversário o campo como ele quer. Conscientização geral é importante e ajuda no crescimento - destacou.
O próximo desafio da defesa do Cruzeiro será contra o Atlético-PR, na quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Arena da Baixada, em Curitiba. O técnico Mano Menezes teve dez dias para descansar os jogadores e preparar o time para tentar emplacar o quarto jogo seguido sem levar gols.
681 visitas - Fonte: GloboEsporte