7/10/2015 13:16
Futebol holandês e River Plate inspiram Thiago Scuro no Cruzeiro
Há menos de 15 dias no clube, novo diretor de futebol mostra interesse em estatísticas para contratar jogadores e fala sobre adaptação a Belo Horizonte
Thiago Scuro, apesar do pouco tempo em BH, já se sente acolhido no Cruzeiro (Foto: Rafael Araújo)
O jeito calmo e a fala tranquila ditam o perfil do novo diretor de futebol do Cruzeiro. As palavras bem colocadas por Thiago Scuro contam um pouco sobre o profissional que chegou há menos de 15 dias e está conhecendo o funcionamento do clube. E também da cidade: o hotel da Toca da Raposa II ainda é a casa do dirigente. O que facilita a ida dele ao trabalho.
- São 15 metros. Do caminho do quarto até minha sala não tem como eu me perder... – brincou o diretor.
Os primeiros dias em Belo Horizonte têm sido facilitados pelo bom relacionamento e boa recepção no clube.
- Têm sido muito bons os primeiros dias. Fui muito bem recebido por todas as pessoas do clube, pela cidade. Estou me sentindo muito bem, acima da minha expectativa. Tem sido muito positivo. Estou bem feliz e bem satisfeito. Me sinto em casa pela forma como as pessoas estão me recebendo. As pessoas têm sido muito bacanas, principalmente na Toca da Raposa II. O dia a dia já está muito leve. Me senti muito bem acolhido e isso, sem dúvida nenhuma, está contribuindo para que eu consiga fazer um trabalho bacana.
Jovem, Thiago Scuro, de 34 anos, atua no meio do futebol desde 2004, quando iniciou a carreira de gerente de futebol no Audax (time paulista), onde ficou até 2013. Na temporada passada esteve no comando do RB Brasil, também de São Paulo, que chegou até as quartas de final do Campeonato Paulista 2015.
Bastante estudioso, o novo diretor de futebol do Cruzeiro preza muito pelo conhecimento adquirido na carreira e foge do estereótipo enérgico de outros companheiros de profissão no futebol.
- Sempre procurei ter razões técnicas ou fundamentos para tomar qualquer tipo de decisão. Essa perseguição por conhecimento, por capacitação, vai de encontro a esse perfil. Procuro trabalhar de uma forma muito participativa com a equipe. Em qualquer clube de futebol, ainda mais do tamanho do Cruzeiro, não tem muito sentido as decisões serem individuais. Eu não sou um dirigente explosivo, não sou um dirigente com esse perfil. Procuro ser muito equilibrado e muito ponderado, porque a gente trabalha em um ambiente onde existe muita pressão. O papel de quem lidera é transmitir segurança e equilíbrio para que as pessoas acreditem nas decisões que estão sendo tomadas.
Estudo aplicado
Thiago Scuro é graduado em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina, com especialização em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan e MBA em Gestão Empresarial na FIA. Frequentou o renomado Instituto Johan Cruyff, da Espanha, onde fez um curso de administração esportiva. Tanta bagagem teórica é utilizada por ele no dia a dia do Cruzeiro.
- O papel do diretor de futebol vai muito além de contratar jogadores. É uma pequena fração do que é realizado. Este é o processo de scouting, que é você monitorar o mercado e confrontar as possibilidades que teria fora com as que tem no clube. Toda essa formação, essa busca por conhecimento e experiências desenvolvidas com êxito em outro lugar, são baseados em cases e visam criar as ferramentas necessárias para fazer a gestão: como relacionar com a área de performance, com as avaliações físicas, com a área médica, como me relacionar com o treinador.
Como inspiração para aplicar o que foi aprendido em tantos cursos, Thiago Scuro cita três bons exemplos para inspirá-lo no Cruzeiro.
- Tem muita ciência. É um processo de acompanhar o atleta por 40 jogos antes de tomar a decisão de contratá-lo ou não. Exemplos do futebol holandês, que é um país com 15 milhões de habitantes e, através de um processo de formação de atletas muito bem elaborado e desenvolvido, consegue ter atletas de altíssimo nível em uma escala maior do que o normal. A reestruturação do River Plate mais recente também é um case.
Primeiro objetivo na Toca II
Na 13ª posição do Campeonato Brasileiro, o primeiro objetivo de Thiago Scuro no futebol do Cruzeiro é claro: alcançar a pontuação planejada para tirar a equipe do perigo de rebaixamento. Só depois disso o foco será total na próxima temporada.
- Nós estamos muito focados no momento de curto prazo. Apesar dos bons jogos e resultados recentes, vamos manter a nossa atenção ao Campeonato Brasileiro, um campeonato com altíssimo nível de competitividade, que entra na sua reta final. Existem vários fatores que começam a interferir na performance. Nossa atenção maior é no curto prazo, para que a gente possa atingir os pontos que deixe o Cruzeiro de maneira confortável, dentro do que essa temporada apresentou.
1041 visitas - Fonte: GloboEsporte