Para quem não sabe, tem uma tradicional lei que vigora no mundo do futebol e é mais eficaz do que qualquer resolução da ONU ou constituição de um país: a "lei do ex". Basicamente, é quando um jogador atua contra seu ex-clube e acaba marcando um gol (ou mais) na partida. Ela não falha. O site GloboEsporte.com fez o levantamento de como estão esses números no Campeonato Brasileiro de 2015. Vamos conferir:
10. Fluminense
O Flu abre essa lista por ter sofrido 3 gols de ex-jogadores: Emerson Sheik (Flamengo), André Lima (Avaí) e Fernando Bob (Ponte Preta).
9. Coritiba
O Coxa também sofreu três gols nessa "modalidade": Ceará (Cruzeiro), Vinicius (Fluminense) e Roberto (Avaí).
8. Corinthians
Outro que sofreu 3 gols de seus ex-jogadores foi o Timão: Nilmar (Internacional), Bobô e Marcelo Oliveira (ambos do Grêmio)
7. Ponte Preta
A Macaca, por outro lado, inaugurou o rol de equipes que sofreram 4 gols dos seus ex: Leandrão (Vasco), Nikão (Atlético-PR), Gil (Chapecoense) e Silvinho (Joinville).
6. Flamengo
Já o Rubro-Negro foi apunhalado 4 vezes por ex-jogadores: Diego Souza (Sport), Alecsandro (Palmeiras), Elias (Corinthians) e Rodrigo (Vasco).
5. São Paulo
O clube do Morumbi levou 5 gols de jogadores que já vestiram a sua camisa. Só Ricardo Oliveira (Santos) marcou três. Marquinhos e André Lima (ambos do Avaí) completam a relação.
4. Internacional
O Colorado também levou 5 gols de ex-atletas. Foram eles: Léo Gamalho (duas vezes pelo Avaí), Giuliano (Grêmio), Marquinhos Gabriel (Santos) e Walter (Atlético-PR).
3. Vasco
?Iniciando as festividades do pódio da lista, está o Vasco. Foram 7 gols de ex no total: Alisson (Cruzeiro), André e Wendel (Sport), André Lima (Avaí), Neto (Chapecoense), Nilton (Internacional) e Victor Ramos (Palmeiras).
2. Figueirense
O Figueira tem o caso mais emblemático de Lei do Ex deste Brasileirão. O atacante Willian, do Cruzeiro, numa só partida, fez quatro gols. Além dele, Cícero (Fluminense), Henrique (também do Cruzeiro) e Renato Chaves (Ponte) completam os 7 gols sofridos.
1. Santos
Aqui nessa lista quem dá bola é o Santos. Sim, o Peixe é o novo campeão da Lei do Ex. Sofreu nada menos que 8 gols de seus ex-atletas. Espantoso: Alan Patrick (Flamengo), André (Sport), Apodi e Neto (Chapecoense), Borges e Felipe Azevedo (Ponte Preta), Marquinhos (Avaí) e, por fim, Rafael Galhardo (Grêmio).