Depois de um bom tempo, enfim o Campeonato Brasileiro terá uma pausa para que as equipes possam respirar e se reestruturar. Com os jogos válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, a Seleção Brasileira entrará em campo na próxima quinta-feira (08) e na terça (13), contra Chile e Venezuela, respectivamente. Dessa forma, os clubes terão 10 dias para corrigir os erros. Bom? A princípio, sim. Mas será que os times que estão com ritmo mais avançado gostam da ideia da "bandeira amarela"? O técnico Tite acha que não será um bom momento para interromper a competição. Segundo ele, o ritmo de jogo de sua equipe, líder absoluta, poderá ficar comprometido:
"Eu preferia continuar. Vamos procurar recuperar quem está machucado, treinar com quem está aqui e torcer para os outros não se machucarem. O time pega o ritmo, o Arana está voltando e teria condições para jogar quarta-feira, o Cristian... Teríamos mais peças. Mas temos de merecer o título, ser mais competente, jogar mais bola, fazer mais gols", disse o treinador corintiano.
Na mesma toada, aparece Dorival Júnior. O técnico do Santos, recém-chegado ao G-4, considera a pausa prejudicial para a guinada avassaladora do seu time no Brasileirão:
"Esses dez dias não sei como aproveitá-los, a não ser no sentido de recuperação, porque não teremos quatro jogadores, além de Victor (Ferraz) em recuperação e, agora, Gustavo e Marquinhos em recuperação. Não sabemos o que fazer para preparar o time para uma sequência tão difícil no Brasileiro e na Copa do Brasil", disse o técnico, com franqueza.
Por outro lado, o técnico do Grêmio, Roger Machado, comemorou o tempo que vai ter para poder ajustar melhor a equipe, que vem atuando no limite nos últimos jogos. Segundo ele, será um período propício para recuperar as energias e o fôlego de dar sequência à única competição que resta ao clube no calendário:
"Já organizamos tudo do ponto de vista físico, técnico e tático. É tentar aproveitar o máximo de cada treino, desde o aquecimento. Precisamos esvaziá-los, os jogadores só retornam na quarta. Vamos fazer trabalhos de força, específicos, de resistência anaeróbica, daqueles que a gente diz para eles vomitarem no cantinho. E repassar todos os princípios do jogo", pontuou.
Para o Corinthians, o início das Eliminatórias preocupa ainda mais, já que Elias, Renato Augusto e Gil foram convocados por Dunga. O trio terá apenas 48 horas de recuperação para a partida contra o Goiás (no dia 15, na Arena Corinthians, pela 30ª rodada).
Grêmio (Marcelo Grohe), Internacional (Alisson) e Santos (Lucas Lima e Ricardo Oliveira) têm o mesmo problema.
Isso sem falar na seleção olímpica, também chamada por Dunga e que será comandada por Rogério Micale para dois amistosos, contra a República Dominicana no dia 9, sexta-feira, e o Haiti, dia 12, segunda, ambos em Manaus. São 13 jogadores de equipe da Série A com representantes no time sub-23: Gabriel e Zeca (Santos), Wilson e Douglas Santos (Atlético Mineiro), Marlon (Fluminense), Lucão e Rodrigo Caio (São Paulo), Walace e Luan (Grêmio), Valdívia e Vitinho (Inter), Gabriel Jesus (Palmeiras) e Vinícius Araújo (Cruzeiro).