2/10/2015 11:44
Drama de um, sonho de três
Mano Menezes evita lamentar a ausência do armador Alisson devido a contusão. Técnico tem opções de sobra para substituir o prata da casa a partir do jogo contra o Grêmio
Sem poder contar com o armador Alisson, submetido ontem a artroscopia no joelho direito para correção de lesão no menisco medial, Mano Menezes estuda a melhor forma de armar o Cruzeiro para pegar o Grêmio, domingo, às 16h, no Mineirão. O treinador afirmou, em entrevista publicada ontem no Estado de Minas, que tanto pode escalar um homem mais fixo na área, Leandro Damião, quanto manter o esquema com três jogadores de maior mobilidade, casos do armador De Arrascaeta ou do atacante Marquinhos – outras opções, menos cotadas, são os armadores Gabriel Xavier, Júlio Baptista e Marcos Vinícius e os atacantes Marinho e Vinícius Araújo.
Se for o escolhido, Leandro Damião atuará pela primeira vez no Cruzeiro sob o comando do treinador, que assumiu o cargo há menos de um mês, substituindo o demitido Vanderlei Luxemburgo – foi Mano quem lançou o atacante (então no Internacional) na Seleção Brasileira, em 2011. Desde então, o jogador se viu prejudicado por pancada no tornozelo direito e em outras ocasiões não foi aproveitado por opção técnica. Vontade não falta, tanto que ele tem até saído da área para ajudar os companheiros, mas aproveitamento depende do esquema.
Outra opção, Marquinhos tenta mostrar a Mano que merece continuar a ter chances. Nas seis partidas sob o comando do técnico, ele foi titular em duas e entrou no decorrer de outras três, tendo como trunfo o fato de ser voluntarioso e parecer sempre disposto a cumprir as ordens, mesmo que tenha de se desdobrar para isso.
De Arrascaeta, por sua vez, tenta recuperar o espaço perdido. Titular com Marcelo Oliveira, o uruguaio naufragou com o time no primeiro semestre e foi pouco escalado por Luxemburgo. Agora, luta para convencer o atual treinador de que tem capacidade para ser o armador que muita gente cobra na equipe.
Qualquer que seja o escolhido por Mano, terá o apoio dos companheiros. “O Alisson é um jogador importante, com muita habilidade. No mano a mano, é um dos melhores do Brasil, veloz, inteligente. Mas temos peças para suprir a ausência dele”, afirma o zagueiro Bruno Rodrigo, que deve voltar ao time depois de se recuperar de contusão no joelho esquerdo, no lugar do suspenso Paulo André, expulso na vitória sobre o Coritiba. “A gente sabe que o Alisson é importante, mesmo jovem, ele vem se destacando. Esperamos que os outros jogadores do grupo estejam preparados para aproveitar as oportunidades”, concorda o goleiro Fábio.
FUNDAMENTAL Dos seis jogos sob o comando de Mano, Alisson foi titular nos últimos quatro e substituído apenas uma vez, por Marquinhos, nos 2 a 0 sobre a Chapecoense, em Chapecó. Mostrou ser fundamental no esquema idealizado pelo técnico.
Sem o prata da casa, o time realmente perde em qualidade, mas os cruzeirenses esperam que não em eficiência. Quando ele estava na Seleção Olímpica, em setembro, o Cruzeiro ganhou da Ponta Preta (2 a 1) e do Figueirense (5 a 1), além de ter empatado com o Atlético (1 a 1) e perdido do Flamengo (2 a 0).
A definição do substituto do camisa 11 deve ocorrer hoje à tarde. Está programado treinamento na Toca da Raposa. A preparação para pegar o Grêmio será encerrada amanhã pela manhã.
OS TRUNFOS DE CADA UM
De Arrascaeta
Armador, atua centralizado ou caindo pelas extremas. Criativo, técnico, tem bom drible, mas precisa participar mais do jogo, sobretudo na ajuda à marcação
Leandro Damião
Atacante de referência no ataque, muda a característica do time. Embora procure sair da área e até servir aos companheiros, não tem a mobilidade dos que vêm atuando
Marquinhos
Atacante pelas extremas, tem na rapidez uma das principais características. Além de ser muito importante na recomposição defensiva quando o time perde a bola
ESTRELADAS...
CIRURGIA
Como já se tornou costume no Cruzeiro, a cirurgia de Alisson foi realizada por um médico de fora do clube. A intervenção, no Hospital Belvedere, ficou a cargo do ortopedista e traumatologista Marco Túlio Lopes Caldas, com acompanhamento do departamento médico celeste. Não há prazo para a volta do jogador, mas ele deve ficar pelo menos um mês em recuperação.
SANGUE AZUL
Um dia depois de assinar novo contrato, Fábio mostrava satisfação pela permanência no Cruzeiro até 31 de julho de 2018. “Meu sangue é azul, estou fechado com o Cruzeiro. Espero continuar até 2018 com a mesma alegria, tentando suprir as expectativas criadas”, afirmou o goleiro, que quer conquistar “tudo o que disputar” até o fim do compromisso.
Dúvida na lateral
Além de Alisson e do zagueiro Paulo André, que cumpre suspensão, Mano Menezes pode ficar sem Ceará contra o Grêmio. O lateral-direito reclamou de dor no joelho direito na vitória sobre o Coritiba, domingo, no Mineirão, e desde então faz tratamento. Se não participar do treino de hoje, deverá ser vetado. Fabiano é o mais cotado para entrar, com pequena chance para Mayke.
1050 visitas - Fonte: superesportes