logo

1/10/2015 09:42

Dia D: Clubes se encontram com a CBF por Liga Sul-Minas-Rio no calendário brasileiro

Dia D: Clubes se encontram com a CBF por Liga Sul-Minas-Rio no calendário brasileiro
CBF vai decidir se acata inclusão da Liga Sul-Minas-Rio no calendário

Os clubes fundadores da Liga Sul-Minas-Rio são aguardados na CBF nesta quinta-feira para se reunirem com a cúpula da entidade visando solicitar a inclusão da competição no calendário do futebol brasileiro do ano que vem.

Ocorre que os times que fazem parte da direção da Liga vão conversar com o presidente Marco Polo Del Nero dispostos a tudo para que a entidade aceite o torneio, que já foi fundado e tem gerado dor de cabeça ao cartola da CBF.

Novo CEO da competição, Alexandre Kalil é um dos articuladores da reunião e deve ser um dos defensores mais ferrenhos no encontro que acontece nesta quinta. Presidentes dos demais clubes que compõem a Liga também são aguardados.

As equipes pretendem apresentar à CBF o projeto para a criação da Liga já com ideias de calendários pré-definidas. Vão mostrar, por exemplo, que o torneio poderia ser realizado entre fevereiro e abril, utilizando no máximo nove datas e no mínimo sete, sem desrespeitar os Estaduais.

Para convencerem a Confederação, os clubes vão mostrar que, para organizarem o torneio com tão poucas datas para jogos, pretendem dividir os 10 participantes em dois grupos de cinco clubes cada, com os dois primeiros avançando às semifinais e posteriormente finais, utilizando de sete a nove datas, dependendo de como ficasse o chaveamento.

Quem decide se acata ou não a inclusão da Liga no calendário são, além de Marco Polo, os vices da CBF: Delfim Peixoto, Fernando Sarney, Gustavo Feijó e Marcus Vicente.

O presidente da Confederação também deve ouvir a opinião dos mandatários das respectivas federações envolvidas, visando não se prejudicar com os aliados, que não querem ver naufragar os torneios estaduais.

As federações de Rio de Janeiro e Minas Gerais são contra a Liga, enquanto Paraná e Rio Grande do Sul esperam a decisão da CBF. Santa Catarina é a única a favor do certame.

Os clubes aguardam a aprovação da CBF para disputar o torneio já no primeiro semestre de 2016 e, caso não consigam o aval da entidade, cogitam ir à Justiça. . "Os clubes estão determinados a não aceitar negativa, estamos cumprindo o estatuto da CBF. Vão impedir como?", afirmou Delfim Peixoto, único vice da entidade que apoia abertamente o projeto.

A Liga Sul-Minas-Rio foi criada no mês passado, com Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Coritiba, Atlético-PR, Joinville, Avaí, Figueirense, Criciúma e Chapecoense, além dos cariocas Flamengo e Fluminense, que romperam com a Federação Carioca. América-MG e Paraná entraram depois.

696 visitas - Fonte: ESPN




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Mineiro

Dom - 20:00 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
Tombense

Friendlies Clubs

Sáb - 17:00 -
0 X 0
Atletico-MG
Cruzeiro