Na próxima quinta-feira, os clubes da liga que vem promovendo a possibilidade de realização da Copa Sul-Minas comparecerão à Confederação Brasileira de Futebol para pressionar pela realização do torneio já no primeiro semestre de 2016.
Com o novo executivo designado, o ex-presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, os 13 times pretendem ir em bloco ao encontro em uma demonstração de força diante do presidente da confederação, Marco Polo Del Nero. A reunião foi agendada pelo presidente provisório da liga, Gilvan Pinho Tavares (mandatário do Cruzeiro). Ao seu lado, já estará o próprio Kalil, o que reforça a união dos times. Juntos na mesa, também comparecerão Flamengo, Fluminense, Coritiba, Atlético-PR, Grêmio, Internacional, Joinville, Figueirense, Criciúma, Avaí e Chapecoense.
O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, procurado pela reportagem do site UOL Esporte, já adiantou que o presidente da entidade não deixará de ouvi-los. No entanto, Walter não adiantou qual seria a posição oficial:
“O presidente Marco Polo vai ouvir e dar um encaminhamento da forma como ele achar melhor'', explicou.
A ideia dos clubes é sair de lá com uma tabela já esboçada para o campeonato, isto é, as datas definidas para o campeonato. Pelo projeto, vai se tentar minimizar os danos aos Estaduais, embora, com certeza, devam haver datas coincidentes. Nos bastidores da bola, fala-se que ninguém da nova liga aceitará um "não" com facilidade. A competição sairá com ou sem aval da confederação, dizem os dirigentes de times.